-->

sexta-feira, 1 de abril de 2016

O cálcio vem do leite, toda a gente sabe isso! (e a galactose?)

Outra coisa que também vem do leite é a galactose! Sim alguns de nós são intolerantes ou mesmo alérgicos a este açúcar (galactosemia)... mas e aos outros todos, levanta isto um problema?

Bem... a galactose é utilizada nos ratos de laboratório para induzir um envelhecimento prematuro! Que encurta o tempo de vida do bicho, causa stress oxidativo, inflamação e degeneração cerebral, isto tudo com o equivalente a 2 copos de leite por dia num humano!  Giro não?

Mas isto é num rato... e em pessoas? Houve mais pessoas a terem essa duvida, por isso estudos foram feitos!

Milk may not be very good for bones or the body

Conclusões?
As mulheres que bebiam mais leite aumentaram a sua taxa de mortalidade, de doenças cardíacas e de cancro! Com 3 copos por dia a probabilidade de morte duplicava! Estas mulheres apresentaram também um aumento nas fracturas ósseas (anca incluída!).

O homens não foram tão afectados, a sua taxa de mortalidade só aumentou ligeiramente e apesar de não serem registadas reduções nas fracturas ósseas também não houve aumento.

Provavelmente de todas estas informações a que fará mais confusão será a questão do aumento das fracturas ósseas certo? Mas porquê? Afinal o leite não está cheio de cálcio? Sim está! Mas então?

Bem quando comecei esta análise a explicação parecia-me ser relativamente simples... a proteína animal (o que inclui a do leite) ao ser ingerida torna o PH do corpo ácido, isto é um problema, uma vez que o ser humano é feito para viver com um PH alcalino, logo o nosso corpo vai começar a dar o seu melhor para voltar ao equilíbrio. O que é que é muito bom a neutralizar o ácido? O cálcio!! iupiiiiii! Mas espera? Então... sim, o cálcio que ingerirmos no leite não vai na verdade para os nossos ossos, vai sim ser utilizado para neutralizar o acido que a ingestão do próprio leite causou! E se o cálcio do leite não for suficiente? Nesse caso o corpo vai recorrer à sua reserva de cálcio! Os ossos! Então na verdade corremos o risco de acabar com menor densidade óssea quando acabamos de beber o leite do que quando começámos! (ver aqui).

No entanto... posteriormente já existiram estudos (ver aqui) que concluíram que isto não é verdade e que o estoques que cálcio nos ossos não são utilizadas! E que o efeito negativo se deve sim ao efeito da galactose presente no leite!

"Os autores do estudo sugerem que precisamente pelo facto do consumo elevado de leite estar possivelmente associado a um aumento do stress oxidativo, isso poder contribuir para o risco de mortalidade e fratura óssea, o que contraria as recomendações atuais para a prevenção de osteoporose."

Parece-me que a comunidade cientifica ainda não tem conclusões finais acerca de qual a verdadeira razão porque países com maior consumo de leite parecem apresentar mais fracturas ósseas, mas a relação está lá e os estudos feitos parecem ser conclusivos no respeita à relação entre o consumo de leite e a pioria na saúde dos indivíduos (especialmente as mulheres!)... logo a alternativa mais inteligente parece-me mesmo ser cortar no leite!

Boas veganices! (com leites vegetais!)

Sem comentários:

Enviar um comentário