-->

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Caminhada à volta da Ilha do Rosário - Silves, Algarve

0
Aproveitámos este fim-de-semana prolongado para uma ida ao Algarve, com a Loki... claro!

Como ficar só de papo pro ar na praia não é muito a "nossa cena" começámos à procura de uma caminhada hihihi... entre todos a escolhida foi "around the ilha do rosário"!

Aventura dos 5! (Com o Droski atrás da câmara!)


O percurso é pequeno e está catalogado como fácil, logo não esperávamos grandes complicações... perfeito para a primeira caminhada diurna da Loki!

Deixámos o carro no parque existente logo no ponto de início e lá fomos nós!

Os primeiros metros são na estrada (sem berma...) mas não paniquem, são meia dúzia de metros até ao desvio que vos leva à caminhada propriamente dita!

O caminho desenrola-se sempre junto ao canal de água, com vista para o rio Arade. Soltámos a Loki pela primeira vez (apesar de no foto ainda estar presa), porque ali de facto não há por onde fugir :p


Até a flor quis fazer pandam com a minha mochila!

Estando quase a chegar ao 3km (mais coisa menos coisa), aparece isto:





Hum? Um bar? Mas não estamos no meio do mato?

Parece que não :D toca a juntar os trocos (levem dinheiro!) e aproveitar aquele ambiente fantástico (com um vibe jamaicano, digo eu... apesar de nunca ter ido à Jamaica :p)... aquela pausa soube tão bem, super relaxante!







A partir daí aconselho a quem levar o cão a prende-lo porque o caminho muda um pouco e começam a passar por algumas casas com cães... entre outras coisas!

Continuámos a caminhada e de repente damos por nós com uma data de vacas e touros (pelo menos um tinha de ser que os chifres eram ernomeees) mesmo ao nosso lado :O mas está tudo bem... existe "uma linha que separa", sim, mesmo uma linha, uma linda linha azul que supostamente manteria aqueles animais colossais longe de nós! Tudo bem, passamos depressinha e sem fazer muito barulho (Loki pff não ladres! - não ladrou!).

Neste ponto devo realçar que para predador (e dos 4 humanos que fomos 3 acham que são :p) o ser humano demonstra bastante medinho da sua presa!

Mas vamos lá a passar rápido... e de repente um portão... mas então o caminho entra numa propriedade privada... olhamos melhor, lá fora passa um estradão de areia e a sensação é que na verdade estamos fechados na propriedade com os bovinos! O portão não está trancado mas lá fora vêem-se cães a ladrar na nossa direcção, um deles correndo freneticamente!

"Estão atrás da rede" -  diz o Sr. Papi, "vamos sair!" Saímos (ou entramos, não sei!) a medo... O Sr. Papi e o Droski à frente... eu a Loki e a Guida ficámos perto do portão, que em caso de urgência sempre prefiro tentar a minha sorte com os bovinos, sei que depois de lhes explicar que sou vegan não me fariam mal! :p

Os cães continuam a ladrar e o tal furioso a correr sempre a olhar para nós enquanto ladrava... depositando toda a nossa confiança na rede que nos separava lá continuámos caminho... sempre com aquele patudo raivoso ao nosso lado! Finalmente vemos o final da rede, o território dele ficava por ali! Mesmo no final... a rede tem um buraco que chegava para um burro sair por ali! O medo acende-se de novo! Felizmente o patudo raivoso ou não sabia do buraco ou nem estava assim tão chateado e deixou-se ficar no terreno e nós pudemos seguir caminho, sem que contudo conseguíssemos evitar olhar para trás algumas vezes!

Continuámos o caminho por mais algumas quintas com patudos que nos iam ladrando e a calma foi de novo tomando conta do grupo!

De repente aparece um cão do tamanho da Loki, tranquilo... e a seguir um cão vaca e os dois correm na nossa direcção! Neste ponto realço que não não achei que aqueles dois cães nos fossem atacar, no entanto quando temos um cão no grupo há sempre um receio de a coisa correr mal! Mandei os meninos à frente e fiquei para trás com a Loki, claro que eles arranjaram maneira de lhe chegar :p felizmente eram chatos mas não eram maus e passámos por eles sem grandes percalços (apesar do coração bater muito). Voltámos à calma e percebemos que com toda a excitação nos enganámos no caminho! Temos de voltar a passar pelos cães... grrrrrr! Vamos lá!

A partir daí é subir montanha acima, mas não desesperem que o fim está perto!

Já mesmo no final e com o parque do carro à vista sai um mini-cão de um quintal e vem a rosnar ter com a Loki (fogeeee)... de todos os cães que vimos o único que de facto tentou ser agressivo tinha menos de 20 cm de altura.... :p

Chegámos ao final! Toca a passar bem as mãos na Loki, 2 carraças encontradas e escorraçadas! (nem tiveram tempo de ferrar o dente!)

No final disto tudo agradeço muito ao "deus canino" por nos ter dado uma cachorra tão calma, que nunca responde com agressividade às provocações dos seus irmão caninos e como tal nos evitou a todos problemas :D e claro...

Obrigada Loki!!!! Por não ladrares aos bovinos nem aos cães! Por continuares submissa e quieta ao meu lado enquanto um cão-vaca te cheirava! E por te teres prontamente teres afastado do mini-cão agressivo! No fundo obrigada por confiares em nós e acreditares que nós resolvemos a situação! :D 

Já disse que adoro aquela bixa?

Quanto à caminhada... claro que aconselho! Mas acima de tudo pelo "bar jamaicano", se nesse ponto voltarem simplesmente atrás evitam toda a adrenalina que se segui e terão aproveitado o melhor!

O Sr. Papi, eu, a Loki, a Guida e atrás da câmara o Droski!


Boas veganices!


Ler Mais

terça-feira, 19 de abril de 2016

Caminhada Nocturna Sintra - Gruta da Loba

0



Caminhada nocturna em Sintra com passagem na Gruta da Loba (através do grupo Caminhar Portugal que tem sempre diversas iniciativas de caminhadas gratuitas!)... e atenção... a primeira caminhada nocturna da Loki! :D

...comportamento dela 5 estrelinhas!!! (doninha babada!)

Mas mais importante, fica aqui o GPX para quem quiser experimentar fazer aquela rota, aconselho bastante (de dia ou de noite)! Com bastantes pontezinhas e pic-nic na gruta, que na verdade não é bem uma gruta, pelo menos de noite não parece! :p


Pequeno detalhe... no pic-nic a Loki fez uma tentativa sorrateira de roubar a sandes que uma senhora sentada ao nosso lado estava a papar... ups!


Boas veganices!
Ler Mais

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Areias (bolinhos!)

0
Continuando a nossa viagem entre coisas que não são saudáveis mas são vegan, chegamos às... AREIAS!!!



Os ingredientes são açúcar, farinha e gordura vegetal... VEGAN!!!!

Está provado! Ser vegan não significa abdicar de bolinhoooos!

"Na net" encontram imensas receitas (todas idênticas!) de areias e super fáceis de fazer! Em alguns sítios a receita aparece com manteiga mas é só substituir pela opção vegetal!

Além disso ainda me parecem um óptima opção para encontros com "anti-vegans"... toma lá o bolinho e vê como adoras comidinha vegan! :D

Boas veganices! (gulosas mas sem maldade!)



Ler Mais

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Salsichas que fazem bem à saúde?!

0
Depois da organização mundial de saúde ter publicamente colocado as carnes processadas com o mesmo nível de risco cancerígeno do tabaco (as quais incluem salsicha), revolta-me profundamente que isto ainda seja legal!




Qual o sentido de dois produtos com o mesmo nível de risco terem tratamento tão dispares? A industria do tabaco viu a sua publicidade proibida, foi obrigada a colocar advertências nas suas embalagens e até os cigarros de chocolate para as crianças tiveram e acabar (tudo boas medidas na minha opinião) e no entanto a industria das carnes processadas ainda é autorizada a fazer não só publicidade aos seus produtos como até a deixar no ar a mensagem implícita que aqueles são saudáveis!

Qualquer pai fica incomodado se o seu filho começar a fumar, mas eu continuo a ver as "inocentes" salsichas a serem compradas e dadas às crianças... se não daria um cigarro ao seu filho (e tanto criticamos as culturas que permitem que as crianças fumem) como é capaz de dar uma salsicha? chouriço? presunto? 

Neste momento já não há duvidas, é mau pai o que dá um cigarro ao seu filho mas também o que dá uma salsicha!!! Ambos contribuem de forma igual para o desenvolvimento de cancro nas nossas crianças (e futuros adultos).

Sim cuida-t... mas estes produtos não são o caminho!

Vamos todos boicotar este tipo de publicidade e passar a palavra!

Boas veganices!
Ler Mais

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Pasta de dentes vegan (review)

0


Já há algum tempo que cá um casa usávamos a pasta de dentes do Dr. Clinic (compro no celeiro), é vegan e sentimos a boca limpa quando acabamos de usar, no entanto começaram-me a aparecer umas manchas castanhas em 2 dentes, que não saiam por mais que esfregasse!






Entretanto acabou a pasta que tinha no trabalho e e como passei na Lush acabei por comprar lá os comprimidos de dentes (yep não é uma pasta, são comprimidos :p).

Chego ao trabalho bochecho com aquilo e tcharam! As manchas ficaram super, mas super melhores!

E com meia dúzia de lavagens já desapareceram completamente! Acho que parte do truque é mesmo bochechar algum tempo antes de lavar para deixar a actuar.

Pode parecer estranho por ser comprimidos, mas depois de morder é como qualquer outra pasta (boa!) e este sabor (há vários disponíveis) deixa a boca tãooooo fresquinha!



Conclusão... não sei se foi apenas um problema isolado mas pessoalmente aconselho mesmo muito os comprimidos da Lush e acho que se devem manter longe das pastas do Dr. Clinic :p

Boas veganices!

Ler Mais

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Salada de laranja

0

Hoje aqui no trabalho cada um recebeu um saco enorme de laranjas :D e quando te dão laranjas é bom que faças um saladão! (e calhou tão bem que não tinha trazido almoço!)

fui comprar o seguinte:

1 embalagem (100gr) de salada aromática (alface verde e roxa com coentros) - usei toda
cebola roxa - usei meia cebola e dá cá um gostinho :)
lata de grão das grandes marca auchan - usei metade

a isto juntei 3 laranjas, uma banana e alguns oregãos secos (temos no escritório)... e pumba mega saladão! Super boa!


Esta refeição ao todo ficou por 2,41€; tem cerca de 535 calorias, 33% DDR ferro, 46% DDR cálcio e 19,5gr de proteína. Com a vantagem de ser riquíssima em vitamina C e assim promover a elevada absorção de ferro!

Boas veganices!
Ler Mais

Papa de aveia com amêndoa e chocolate

0


Este foi o meu pequeno almoço hoje, vou-vos tentar dar uma ideia de quanto fica esta papa e ainda a nutrição que conseguem obter através dela!

Ingredientes:

200 gr leite de soja (embalagem 1 lt auchan light 0,89€)
45 gr aveia (400 gr auchan flocos aveia integrais por 0,85€   - no lidl ainda são mais baratos)
15 gr chia (no jumbo, a peso são 10,9€/kg)
20 gr miolo amêndoa com pele (marca auchan 250 gr são 4,99€)
1 quadrado de chocolate preto (marca polegar 200 gr por 0,79€)

1 banana (0,95€/kg)

Mesmo que optem por um chocolate mais XPTO, que no fundo é o que vai dar sabor à papa, esta riqueza de nutrição fica por cerca de 1,15€ por porção, e por este valor obtêm um pequeno almoço de 597 calorias, com 19 gr de proteína, toda a dose de ómega 3 que necessitam, 37% DDR de vitamina E, 85% DDR cálcio e ainda 35% DDR ferro

Uauuuuu e ainda é quase certo que não vão sentir fome até à hora de almoço!

Boas veganices!
Ler Mais

terça-feira, 12 de abril de 2016

Meia-Leca Veggie no Instagram!!!

0
A partir de amanhã a Meia-Leca Veggie vai estar no Instagram!!! 

E pronto é isso! :D

A ideia será partilhar alguma informação acerca do que eu como e ainda sempre que possível a informação nutricional e o custo de cada refeição.

Mas... ATENÇÃO, que isto sirva de ajuda e que forneça algumas ideias acerca das opções que um vegan tem a seu dispor e não como desmotivador para quem não gostar de NADA do que eu como, as opções são quase infinitas e há opções vegan para TODOS os gostos!

Dito isto...

Até amanhã ao pequeno almoço! (aqui no Instagram Meia-Leca Veggie)


Boas veganices!
Ler Mais

Pão de alho e pizza (acompanhamentos perfeitos para um bom filme)

0
Às vezes apetece um programinha de filme + "fast food" no sofá, mas não apetece pagar o preço da tal pizza... nem perder tempo a fazer uma... e então?

Simples... O Droski tratou de tudo! Para entrada pão de alho com rodelas de chouriço!


É só agarrar em pãozinho do bom, torrar, esfregar um dente de alho, espalhar algum azeite (do gostoso já que é para comer óleos :p), ervas provençais e em cima uma rodela de chouriço vegan (já tostadinha no forno), é que não demora mesmo nada, só suja o prato em que pões o pão e pumba é maravilha! E barato? já disse isso? Se abdicarem do chouriço então fica baratissimo (mas no nosso caso o Droski adora aquilo, não podemos abdicar ;)).

Este belo pãozinho podemos fazer enquanto esperamos que a pizza no forno esteja pronta...

Igualmente simples, comprámos massa de pizza integral continente (1,19€) e molho de tomate Napolitana (0,89€) também da marca continente!

É só tirar a massa da embalagem e colocar em cima de papel vegetal, espalhar o molho e depois colocar em cru todos os ingredientes que vos apetecer. Nós usamos cogumelos, pimento vermelho, espinafres e o chouriço de soja (muito simples mas gostoso!).

Depois é só levar ao forno uns 15 minutos, que é o tempo ideal para preparar o filme e o pãozinho de alho!



A massa era muito boa e estaladiça! O molho de tomate era perfeito! Muito melhor que a maioria dos molhos que nos servem nas pizzarias! E não é por nada, mas este pão de alho também é francamente melhor e muito mesmo gorduroso!

Sugestões para a pizza ficar mais rica: cebola em meias luas, pedaços de ananás, polvilhar com levedura de cerveja (para um ligeiro sabor a queijo), polvilhar mesmo com queijo vegetal e por aí a diante, onde o gosto e a imaginação vos levarem!

Boas veganices!





Ler Mais

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Hotel canino

0
Está a chegar a altura de planear as férias e com isso pensar onde vai ficar a Loki... antes de a irmos buscar já tínhamos decidido que ficaria num hotel canino e pronto, parecia simples... depois de a termos tudo muda! 

vais estar sempre comigo certo?


Começamos a olhar para aquele focinho tão fofo, aqueles olhinhos "não me deixes nunca"... e começa o aperto, ai será que ela fica bem? será que se sente abandonada? será que vai comer? enfim... essas preocupações todas!

E então, nunca mais saímos do país é? Leva-la está fora de questão, ela até de andar de carro tem terror (estamos a trabalhar nisso!), quanto mais andar sozinha no porão de um avião! E em viagens grandes então... Nem pensar, temos mesmo que a por num hotel!






A outra opção era deixa-la no nosso veterinário, em que ela adora todas as pessoas que lá trabalham e todos são super cuidadosos com ela, ser bem tratada era de certeza, mas eles não tem boxes grandes como os hotéis, apenas aquelas caixas onde ficam quando são internados e começámos a ficar com medo de que para um cachorro energético um espaço tão pequeno a deixa-se louca!

Começa então a procura online, perto de nós surgem 3 que parecem ter boas criticas:

- Azeicão
- Val de Palmela
- Canil das Tílias

Sábado à tarde agarramos no carro e lá vamos nós visitar os sítios escolhidos...

Azeicão
 Primeira dificuldade: encontrar a estrada que vai lá ter :p estamos sempre a ver o recinto mas sem perceber como lá chegar! Finalmente descobrimos a estradinha de terra que nos permite lá chegar! Pelo caminho não consigo evitar reparar na quantidade de pinheiros... mas então e a lagarta do pinheiro????

Somos atendidos por uma senhora muito simpática e super energética, que nos mostra o recinto onde são dados os passeios, basicamente um bocado de terreno rodeado de rede, os animais são levados para aquele parque duas vezes por dia, durante esse tempo brincam com eles e estimulam. Quanto ao tempo de passeio o que nos disseram é que é variável e depende do cão. Estas são as únicas interacções que eles vão ter, o resto do tempo estarão nas suas boxes. E os animais nunca são juntos.

As boxes são grandes e não permitem que os animais se vejam uns aos outros, nem a nada na verdade. Uma coisa que nos fez logo confusão foi o fortíssimo cheiro a cão dentro da boxe. Estavam lá 2 cachorros da senhora e também deitavam imenso cheiro (e os cachorros até costumam cheirar bem!). 

Ah quanto aos pinheiros eles estão todos vacinados e por isso o problema das lagartas do pinheiro não se punha.

Questionámos como seria no dia da "entrega", e a senhora explicou que o cão vai para o parque de passeio e os donos saiem enquanto ele está entretido a brincar, depois é ela que o põe na boxe.

Quando saímos de lá sabíamos que a Loki jamais ficaria ali, para isso valia mais ficar no veterinário que apesar de menos espaço teria muito mais atenção, além disso, aquele cheiro....

Val de Palmela
Mal se passa o portão automático parece que chegámos a um paraíso canino, grande campo de relva, póneis fofos a passear e no fundo uma casinha com ar de recepção de estância de férias.

Na recepção encontramos uma senhora muito simpática, que nos mostra o hotel... sai-se da recepção, abre-se outro portão e tudo muda, parece que entramos num canil (fez-me lembrar a associação em que fiz voluntariado mas com mais cães de raça), as boxes permitem que todos os cães se vejam (e são muitos) e como tal todos ladram, muitoooo e pulam.... quando passamos encostam-se às redes como que à procura de um pequeno contacto humano que os descanse. A boxe em si parece ter boas condições, mas mais uma vez o cheiro... 
Passamos por um cão a tremer, explicam-nos que é dos nervos e passam em frente.

Questionamos acerca dos passeios, 2 vezes por dia ali... o ali é um parque no meio das boxes todas (que estão dispostas num U), que é basicamente igual a uma boxe mas maior e sem parte coberta. Os animais que lá estavam limitavam-se a estar parados ou a ladrar aos outros (dependendo da personalidade) tal e qual como os que estavam na boxe, ainda questionamos se eles são acompanhamos durante o "passeio" para serem estimulados a brincar, explicam que não e que eles fartam-se de correr mesmo sozinhos, olhamos... não se vê um único cão a brincar sozinho "todo contente" em qualquer um dos parques. Este "passeio" de nada servia...

Questionamos acerca do dia da "entrega", ai muito simples, o dono põe o cão na boxe e vai embora... a sério? mesmo? o cão fica ali fechado a ver o dono a partir... que coisa tão mal feita, é estupidez pura.

Este sitio ainda nos pareceu pior, muito pior que no Azeicão, ali pelo menos brincavam com eles e os cães sentiam terra debaixo das patas e tinham ervinhas para cheirar!
 
O Val Palmela é basicamente como deixa-los em caixas (na verdade uma garagem para cães), em que são alimentados, mas tirando isso... mais valia ficarem em casa e pagarem a alguém só para por comida, mudar a água e limpar as necessidades! de qualquer das maneiras estão sozinho!

Neste ponto estávamos a ficar desolados... jamais a deixaríamos naqueles sitios.

Vamos para o ultimo...

Canil das Tílias
Mais uma vez dar com aquilo... mas lá descobrimos a tal estradinha!
Outro paraíso, com grandes campos de relva verdinha... mal não valia a pena grandes entusiasmos, o ultimo também tinha começado assim!
Na recepção estava outro casal a ser atendido e por isso aguardamos um pouco cá fora, reparámos logo num parque enorme e cheio de vegetação onde uns 4 cães passeavam juntos, cá foram 2 crianças interagiam com eles.
O senhor veio e levou-nos até às boxes, que são completamente fechadas e o animal lá dentro não vê nada, o cheiro... ahhhh nada! era um boxe limpa e bem limpa!

Passeios como é? 2 vezes por dia em época alta 3 vezes em época baixa (boaaaa que ela é para ficar mesmo  em época baixa), e os passeios são onde? naquele parque lindo à entrada (boaaaaa) e vão sozinhos? dependendo da sociabilidade de cada cão, podem ir sozinhos ou em pequenos grupos (boaaaaaa). O sr. ainda acrescenta que às vezes durante a semana fecham o portão da quinta e deixam-nos correr por todo o lado (que fixeeee).

Eu digo logo, a nossa é super sociável e levo com basicamente, isso depois sou eu que analiso e decido (mas com muita simpatia)! Sim senhor! É isso mesmo! Adorei a resposta porque para mim mostrou responsabilização!

Já quase convencidos, vamos à derradeira pergunta... e como é quando os deixamos? É deixar na boxe e ficam lá a chorar? E aí ele olha para nós, franze o sobrolho e diz "não há cá choros!" Ai não?

E ele começa a explicar algo deste género... O cão não fica a pensar ai que saudades que tenho dos meus donos, não fica a pensar em vocês, não é assim que funciona, ele precisa é de se sentir seguro! Se os donos saiem eles procuram outra referencia, neste caso o meu trabalho é passar-lhe essa segurança, sentindo isso não há choros nenhuns, eles só choram e ficam aflitos se sentirem insegurança. Ele é criador (de labradores) à uma data de tempo e tem uma experiência brutal com cães (coisa que não senti nos outros, em que eram pessoas fixolas mas não é só isso que um cão precisa). Resumidamente este foi talvez o menos simpático (talvez alguns considerem até um pouco arrogante, apesar de nós termos gostado), no entanto pareceu-nos aquele que de facto mais percebia de cães e que daria à Loki melhores condições para ela passar o tempo lá de forma tranquila. 

Fomos dali descansados e felizes, tínhamos encontrado um Hotel para a nossa menina, agora já podemos começar a marcar as nossas férias descansados!

iupiiiiii! 

Depois (em junho!) conto como correu!


Boas veganices!
Ler Mais

quarta-feira, 6 de abril de 2016

O cálcio vem do leite, toda a gente sabe isso! (e as hormonas sexuais?)

0
Ver também:


Primeiro que tudo de onde vem o leite que compramos no supermercado? Da vaca! boa! (na verdade mau, mas boa pela resposta certa!)

E para uma vaca dar leite, espero que aqui já não haja duvidas, teve que estar gravida! :O

Incrivelmente isto ainda parece espantar algumas pessoas, mas não, as vacas não são uma fonte inesgotável de leite para uso do ser humano, o corpo das vacas, como o de qualquer outro mamífero, produz leite para a sua cria e como tal apenas o faz quando existe uma cria!

Mas, então bebemos nós e a cria o leite da vaca? Chega é? Não, não chega! A cria não chega a ter a possibilidade de usufruir do leite que o corpo da sua própria mãe produziu para ela, isto é para lá de triste, mas este post não é sobre isso!

Vamos então ainda mais atrás, quando um mamífero engravida a produção de estrogênio e progesterona disparam, preparando a corpo da fêmea para a lactação, quando se dá o parto estas hormonas reduzem e a prolactina toma conta da operação e a produção de leite começa. (mais coisa menos coisa :))

Ora, a vaca dá à luz o seu bezerro, e pumba é ligada às máquinas que ao fazerem sucção nas tetas estimulam a produção de prolactina o que por sua vez garante a produção de leite.

Muito bem, temos então uma vaca que está a dar leite, dependendo da raça da vaca é possível que ela continue a dar leite mais ou menos tempo após o nascimento do bezerro, no entanto isso vai acabar um dia e quando a produção de leite acabar é preciso engravidar a vaca outra vez e esperar mais 9 meses! Mas espera então a vaca fica sem produzir durante 9 meses? Claro que não! (seria perda de dinheiro e ninguém quer isso! quer dizer a vaca talvez não se importasse, mas ela não importa nada...) Então a vaca é engravidada (deve haver um termo melhor, mas pronto :p) enquanto ainda dá leite, desta forma continua a extracção mesmo durante a gravidez da vaca, agora o que dissemos que dispara numa fêmea gravida? Estrogênio e progesterona!

Logo... quando se bebe leite está-se a ingerir uma quantidade de estrogênio e progesterona incrivelmente alta; sabia que o aumento destas hormonas está directamente relacionado ao aumento da taxa de cancro nos ovários, útero, mama, testículos e próstata!?

Ok... Mas as hormonas passam mesmo para o leite? Testes foram feitos (ver aqui)!

Foi pedido aos homens que bebessem 600 ml de leite e após uma hora verificaram que não só os níveis de testosterona tinham descido como os níveis de estrogênio tinham subido 60%! (então meninos? estão a ver? a não ser que queiram entrar em contacto com o vosso eu feminino e ainda com alguns cancros pelo caminho... beber leitinho não é de homem! ;))

E as crianças? A quem a nossa sociedade força o consumo de leite desde pequenos? O efeito ainda é mais catastrófico... As crianças começam com uma quantidade tão pequena que no espaço de uma hora o nível destas hormonas sexuais triplica! Isto só por si poderá justificar em grande parte a puberdade precoce, que parece chegar cada vez mais cedo nas nossas crianças (devo voltar a falar dos cancros?)!

Parece-me que a nossa função enquanto adultos é, no mínimo, proteger as nossas crianças e isto parecem-me razões mais que suficientes para pararmos já de lhes dar leite!


Boas veganices!
Ler Mais

terça-feira, 5 de abril de 2016

Nestum Aveia e Caramelo - vegan?

0
Na continuação do post Não posso ser vegan porque odeio saladas!... vamos lá a coisas que não devem fazer bem mas são bem boas!!! (e vegan!)

Uma coisa que sempre gostei... Nestum mel!!!! Mas ai o mel... então claro deixei de comer Nestum, mas recentemente apareceu uma nova edição: Nestum Aveia e Caramelo... que bem que imita o gostinho o Nestum Mel, uma verdadeira doçura na boca! :D




Quanto ao valor nutricional do bicho... bem é uma papa super doce (26 gr açúcar por cada 100gr!), mas sejamos justos isto é quase como comer um multivitamínico (mas será isto uma coisa boa...), tem de tudo!

Os ingredientes...

Farinhas - vegan
Trigo integral - vegan
caramelo - vegan
açucar - vegan
carbonato de cálcio - pelo que li é retirado de rochas logo vegan
vitaminas - a niacina, o ácido pantoténico, tiamina, B12, B6 e riboflavina são encontradas tanto fontes vegetais como animais, por isso a única forma de saber se são vegan é mesmo questionar a marca!
ferro - igual às vitaminas

Pode conter leite! - significa que é feito numa unidade de produção em que são feitos outros produtos que levam leite.

Veredicto: não, não é possível dizer que este alimento é 100% vegan (mas até pode ser!), existindo ingredientes que não conseguimos verificar se são ou não vegan... e agora? bem a decisão tem de ser tomada por cada um de nós! (para ligeira ajuda... muito ligeirinha mesmo... ver "É vegan o suficiente?")


Entretanto mandei email à Nestlé a questionar acerca da fonte destas vitaminas e ferro e recebi resposta a dizer que a minha questão tinha sido encaminhada para o "Departamento Especialista", por isso aguardo e até acredito que venha de facto uma resposta porque pela minha experiência com a Nestlé eles costumam ser óptimos no contacto com o cliente! Quando vier a respostinha eu aviso!

Até lá comer ou não esta papa dependerá apenas da crença de cada um! Mas lá está, não se afastem do veganismo só porque não vivem sem uma bela papa Nestum! :D

Boas veganices!

Ler Mais

segunda-feira, 4 de abril de 2016

É vegan o suficiente?

0
Os mais extremistas dirão, uma coisa ou é vegan ou não é! Certo, mas... é assim tão simples?

Nem pensar! Primeiro a lista de ingredientes (aqueles que não percebemos nos rótulos!) é infindável, e seria necessário andar com um volume enciclopédico atrás para confirmar quais são de origem animal, sem contar com todos os outros que podem ser de fonte vegetal ou animal!

Logo... para ser vegan seria preciso uma verdadeira bíblia que listasse todos os ingredientes e definisse como fonte vegetal, animal ou de ambos! A seguir para cada produto que colocássemos no carrinho seria preciso uma pausa para análise dos ingredientes e confirmação dos mesmos na tal bíblia... e quando houvesse produtos que podiam ser de fonte animal ou vegetal entrar em contacto com a empresa...

OMG... já nem apetece ir às compras! esqueçam, ser vegan é muito extremista!

Até o açúcar pode ser processado com carvão animal... o quê? O açúcar não é vegan? E o óleo de palma que provoca a morte de orangotangos e a destruição massiva de florestas é mesmo vegan? (ver aqui e aqui )

Acabou de piorar... nem ver os ingredientes é suficiente?

O "quão vegan" uma pessoa decide ser é absolutamente pessoal, eu por exemplo evito de facto produtos com óleo de palma, mas também para mim é fácil porque compro poucos produtos processados! Mas e os vegan que gostam da sua bolachinha? Devem limitar ainda mais a sua escolha?

Vale mesmo a pena perguntar num restaurante se põem manteiga no arroz e por isso não comer?

Vale mesmo a pena não comer aquele prato que a tua família fez para ti com becel porque achavam que era vegan? 

Vale mesmo a pena recusar as bolachas com óleo de palma que a tua amiga comprou porque eram vegan?

E por aí em diante... 

A minha opinião (muito pessoal) é não! Acho que temos de ser realistas, estas pequenas recusas não vão causar qualquer impacto na nossa causa e irão apenas fomentar a ideia que o vegan é um extremista, que ser vegan é proibitivo... Não queremos isso! 

O maior impacto que um vegan pode ter é sensibilizar os outros, qualquer alteração que consigamos é uma vitória... Tal como as peças de dominó que vão fazendo a próxima cair, nós devemos querer facilitar a vida de quem quer ser vegan, para que essa pessoa possa também passar a palavra e por aí a diante! Isso não se consegue sendo agressivo ou tomando posições extremistas que os outros não entendem e onde não se revêem.

Vamos ser sinceros, a única forma de sermos 100% vegan é o suicídio! Mas isso não me parece uma grande solução :D, por isso vamos focar-nos em ser eficazes! 

A ideia é "focar nas coisas que realmente importam e fazem a diferença", a criação de listas e regras extras só vão complicar e afastar as pessoas e a verdade é que se nos forcamos nos negócios primários (carne, ovos, lacticínios, mel...) vamos ter muito mais impacto e quando estes mercados acabarem os subprodutos (os tais que dão azo aqueles nomes de ingredientes estranhos) vão acabar porque só por si não são economicamente sustentáveis!

Cada um irá ao extremo que lhe for confortável, se quer ir ver todos os ingredientes óptimo, nada contra, mas quando passarem a mensagem façam um esforço para simplificar, os animais não ganham nada por afastarmos pessoas do veganismo ou vegetarianismo ou mesmo das segundas feiras sem carne!

Cada passo que dão na direção de uma vida que não promova sofrimento é de salutar, como uma criança quando dá o seu primeiro passo bamboleante, porque é esse que vai servir de base a que um dia seja capaz de correr!

Boas veganices!





Ler Mais

sexta-feira, 1 de abril de 2016

O cálcio vem do leite, toda a gente sabe isso! (e a galactose?)

0
Outra coisa que também vem do leite é a galactose! Sim alguns de nós são intolerantes ou mesmo alérgicos a este açúcar (galactosemia)... mas e aos outros todos, levanta isto um problema?

Bem... a galactose é utilizada nos ratos de laboratório para induzir um envelhecimento prematuro! Que encurta o tempo de vida do bicho, causa stress oxidativo, inflamação e degeneração cerebral, isto tudo com o equivalente a 2 copos de leite por dia num humano!  Giro não?

Mas isto é num rato... e em pessoas? Houve mais pessoas a terem essa duvida, por isso estudos foram feitos!

Milk may not be very good for bones or the body

Conclusões?
As mulheres que bebiam mais leite aumentaram a sua taxa de mortalidade, de doenças cardíacas e de cancro! Com 3 copos por dia a probabilidade de morte duplicava! Estas mulheres apresentaram também um aumento nas fracturas ósseas (anca incluída!).

O homens não foram tão afectados, a sua taxa de mortalidade só aumentou ligeiramente e apesar de não serem registadas reduções nas fracturas ósseas também não houve aumento.

Provavelmente de todas estas informações a que fará mais confusão será a questão do aumento das fracturas ósseas certo? Mas porquê? Afinal o leite não está cheio de cálcio? Sim está! Mas então?

Bem quando comecei esta análise a explicação parecia-me ser relativamente simples... a proteína animal (o que inclui a do leite) ao ser ingerida torna o PH do corpo ácido, isto é um problema, uma vez que o ser humano é feito para viver com um PH alcalino, logo o nosso corpo vai começar a dar o seu melhor para voltar ao equilíbrio. O que é que é muito bom a neutralizar o ácido? O cálcio!! iupiiiiii! Mas espera? Então... sim, o cálcio que ingerirmos no leite não vai na verdade para os nossos ossos, vai sim ser utilizado para neutralizar o acido que a ingestão do próprio leite causou! E se o cálcio do leite não for suficiente? Nesse caso o corpo vai recorrer à sua reserva de cálcio! Os ossos! Então na verdade corremos o risco de acabar com menor densidade óssea quando acabamos de beber o leite do que quando começámos! (ver aqui).

No entanto... posteriormente já existiram estudos (ver aqui) que concluíram que isto não é verdade e que o estoques que cálcio nos ossos não são utilizadas! E que o efeito negativo se deve sim ao efeito da galactose presente no leite!

"Os autores do estudo sugerem que precisamente pelo facto do consumo elevado de leite estar possivelmente associado a um aumento do stress oxidativo, isso poder contribuir para o risco de mortalidade e fratura óssea, o que contraria as recomendações atuais para a prevenção de osteoporose."

Parece-me que a comunidade cientifica ainda não tem conclusões finais acerca de qual a verdadeira razão porque países com maior consumo de leite parecem apresentar mais fracturas ósseas, mas a relação está lá e os estudos feitos parecem ser conclusivos no respeita à relação entre o consumo de leite e a pioria na saúde dos indivíduos (especialmente as mulheres!)... logo a alternativa mais inteligente parece-me mesmo ser cortar no leite!

Boas veganices! (com leites vegetais!)
Ler Mais