-->

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Batata assada com alho - HCLF (sem óleo)

0
Quem adora batata assada? Euuuuuu!

Espero que tenha havido mais alguns "eus", porque o que se segue é uma fabulastica "receita" para nós adoradores de batata, que não passam sem a sua batata assada, mas que não querem ter que juntar qualquer gordura para conseguir aquele efeito brilhante e estaladiço!

Na verdade isto não é bem bem uma receita, não tem quantidade e tal é mais um guideline culinário (uiii chique!)

Esta receita foi orgulhosamente encontrada por mim aqui: Baked Garlic Hasselback Potatoes


Basicamente isto é cortar as batatas em fatias, sem chegar ao fundo, para as fatias não se separarem.
Cortar alho às fatias e colocar uma rodela entre cada fatia.

Fazer um molho juntando água, caldo de vegetais e farinha maisena, levar ao lume até engrossar.

Pincelar (eu por falta de pincel usei uma colher) as batatinhas e levar ao forno. Ir tirando de vez em quando para voltar a pincelar até estarem bem assadas!

Ultimo passo e mais difícil, tentar não comer todas de uma vez! :)

Boas veganices!
Ler Mais

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Doce de maçã e banana - HCLF

1
Estava com excesso de maçãs, que nesta altura com tanta fruta gostosa à disposição não me apetecem muito, então comecei a procura de coisas para fazer com elas, mas que fossem saudáveis!!! 

Apareceu esta: Torta de maçã com banana

Huuummm, a bem dizer só leva fruta, que maravilha! Como é que eu posso tornar esta óptima ideia mais minha? E claro sem açucar ou agave?

E assim, aproveitando a inspiração, surgiu isto...


ok ok, concordamos todos que não é tão bonita como a original, aquilo de fazer a flor em cima para mim é um quebra cabeças!!! Mas acho que de sabor não deve ficar muito atrás! :D

Ingredientes (cena complexa mesmo! :p)

2 maçãs
2 bananas
70 gr tamaras 
água qb
canela qb
1/2 limão

Estas quantidades não são nada mas nada rígidas, não tem como esta receita não dar certo :) 
Eu fiz numa forma bem pequenina, porque não fazia ideia se ia sair alguma coisa de jeito, por isso se usarem uma tarteira (que normalmente é maior) vão precisar de mais quantidade, mas é só ir aumentando de olho mesmo.

Para começar descascar as maçãs, cortar em fatias e espremer um pouco de limão para cima (só para não escurecerem).

Numa forma untada dispor as fatias maçã até cobrir o fundo e as laterais.

Esmagar as bananas, juntar umas gotas de limão e canela e espalhar por cima das maçãs. ( a quantidade de bananas necessária é a que for preciso para cobrir tudo)

No processador juntar as tamaras com um pouco de água e processar até ficar com consistência cremosa. (vale mais começar com pouca água e ir juntando mais consoante necessário, não queremos que fique liquido).

Espalhar a mistura de tamaras por cima das bananas. (a quantidade de tamaras necessária é a que for preciso para cobrir tudo)

Depois colocar as fatias de maçã de lado, preenchendo toda a forma. Vai dar um formato de flor, ou carro, ou árvore ou se forem como eu de grande salganhada!!! Polvilhar com canela e vai ao forno uns 30 minutos a 180º. (até as maçãs ficarem douradas e o cheirinho a canela e maçã assada encher a casa).

Fica mesmo bom e é obrigatório provar logo ali quentinho! Que conforto! Mas atenção que isto é mais para o lado de doce de colher do que bolo. 

Impressão minha ou isto também é uma sobremesa fantástica para as crianças comerem mais fruta? Pelo menos ficam com a impressão que estão a comer sobremesa e longe de porcarias!

Outra utilidade mesmo boa que descobri para esta "sobremesa" é servir como pré-teino! Juro! É que eu treino uns 30 minutos depois de acordar e por isso não posso comer nada muito pesado e nem tenho muita fome, mas este docinho bem fresquinho (deixei no frigorífico) sabe super bem e dá lá um "pica", que vai lá vai, graças à fruta e as tamaras!

Entretanto já tive algumas ideias que quero testar nesta receita! Por exemplo adicionar cacau à mistura das tamaras, pelo menos para efeitos de pré-treino estou certa que teria um bom efeito! Outra ideia é juntar aveia e chia (ou linhaça) à mistura das tamaras e talvez assim se consiga um efeito mais bolo! E juntar nozes? Caramba acho que nozes ali ficava mesmo bem!

Enfim esta fórmula parece-me ser vencedora :p agora é só brincar com ela! Quando eu fizer alguma adaptação que fique bem venho cá contar, prometo!

Calorias? Opah nem comecem, são maças com banana e tamaras! Sim é pouco calórico! hihihi
Eu o que fiz deu para 4 porções, cada uma com menos de 125 calorias, mais coisa menos coisa!

Só uma notinha final se fizerem algo assim e quiserem que fique bonito para servir acho quer vale mais fazer em tacinhas individuas, porque ao "cortar" para servir fica tudo uma grande confusão gostosa mas não muito bonitinha!

Boas veganices!

Ler Mais

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Lentilhas coral com cenoura e ervilhas

0
Eu sou fã de lentilhas coral, também gosto das outras... mas não são a mesma coisa!

Também sou fã da chamada "confort food"... logo quando vi esta receita: Red Lentil Dal with Carrots and Peas podem imaginar o meu entusiasmo, certo!? :D

No entanto lá está a mania de mudar tudo... seguindo a lógica de não usar óleos mudei um pouquinho a receita e ficou super low fat! Mas ainda assim muito cremosa e super boa, estão prontos? Vamos lá!



Com acompanhamento esta receita dá para 4 porções normais, sem acompanhamento apenas umas 2. Mas se for para uma refeição especial em família (que se acaba sempre por repetir e comer mais) é melhor duplicar a receita para serem 4 porções à vontadinhaaa!

Ah podem parecer muitos ingredientes, mas não são, até é um prato super simples e rápido de fazer.

Ingredientes

2 dentes de alho esmagados
2 cenouras médias (usei 3 pequenas)
1 + 1/2 copo de lentilhas coral
2 c. chá de cominho em pó
1 c. chá de açafrão das índias
1 c. chá de sementes de coentros (esmagar antes de usar - eu pus numa taça e usei uma colher para esmagar)
1 cubinho de caldo de legumes
30 gr de aveia
1 c. sopa de molho Tamari
1 copo de ervilhas congeladas
1 lima
1 molho de coentros picados
vinho branco qb
água qb


Preparação

1. Descascar e esmagar os alhos e deixar no wok com 1 c. sopa de água. Reservar.

2. Cortar as cenouras em rodelas (eu não descasco) e por cima das cenouras podemos logo deitar as especiarias - cominhos, açafrão e sementes de coentros (só por uma questão de deixarmos logo tudo mais despachado).

3. Lavar as lentilhas e juntar às cenouras. Reservar.

4. Num processador deitar a aveia com 3 copos de água, processar até ficar leite de aveia (perfeito para substituir as natas ou leite de coco, fica super cremoso!). Reservar. 

5. Ligar o lume e ir mexendo o alho e juntando aos poucos vinho branco (ou água) quando seca até ficar com aquele cheirinho boooom! (bem explicado não é?)

6. Juntar a mistura das lentilhas, com as cenouras e especiarias no wok, envolver bem e deixar cozinhar cerca de 1 min. (cuidado para não queimar, como não pusemos óleo é importantes ir mexendo, a ideia é só soltar os sabores das especiarias)

7. Juntar o cubinho de legumes, o leite de aveia coado (eu usei o coador grande e deitei directamente para dentro do wok), o molho tamari e água. A quantidade de água é basicamente a que for preciso, depende também da consistência do leite de aveia, por isso o melhor é estar atento e ir pondo mais quando necessário. Deixar cozinhar em lume brando uns 20 minutos, mexendo ocasionalmente.

8. Depois dos 20 minutos juntar as ervilhas, coentros picados e o sumo da lima e deixar cozinhar mais uns 5 minutos.

9. E depois pronto está um cheirinho na cozinha que temos logo logo que ir comer! Eu cá em casa acompanhei com cuscus e bróculos.

Mesmo fácil driblar as gorduras e conseguir na mesma um prato super cremoso, né? :D

Boas veganices!
Ler Mais

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Tarte de maçã - HCLF (sem açúcar e sem gordura)

0
Nova semana novo bolinho!


E este foi sem duvida um favorito para mim, a massa ficou super fofinha e com a maçã e a cobertura tudo ficou cremoso e docinho e bom!

E já vos disse que este bolo é dos tais!? Daqueles que podemos comer todos os dias!? Yá é!!!

A ideia veio daqui, mas fiz algumas adaptações de acordo com o que tinha em casa (claramente tenho bastantes dificuldade em seguir uma receita à risca)!

Então para a base precisamos de mais ou menos isto:

150 gr aveia
160 gr tamara
4 maçãs
1 laranjas
1/2 colher de sopa rasa bicarbonato de sódio
1/2 copo de leite vegetal
canela q.b

E para a cobertura isto:
75 gr tamara
1 laranja
leite vegetal qb

Para começar descascam as maçãs, cortam em fatias finas e dispõem numa forma, previamente forrada com papel vegetal (besuntado com óleo de coco). Eu para cobrir a tarteira precisei de sensivelmente de maçã e meia, com o resto fiz sumo de maçã. Reservar.

Triturar a aveia até ficar com consistência de farinha e juntar com o bicarbonato de sódio numa taça grande. Reservar.

Deitar no triturador as tamaras, o sumo de maçã, o sumo de 1 laranja, o leite vegetal e a canela e triturar até ficar cremoso.

Deitar esta mistura sobre a aveia e envolver bem, se estiver muito solido juntar mais sumo ou leite até ficar com a consistência certa.

Espalhar a massa sobre as maçãs e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus cerca de 15/20 minutos (quando empurrarem a massa e ela voltar para cima está pronto).

Deixar arrefecer o bolo antes de desinformar e voltar ao contrário (as maçãs ficam para cima).

Para fazer a cobertura é só triturar tudo até obter um liquido cremoso.

Deitar a cobertura sobre o bolo e está pronto!

Muito, muito bom e tão saudável que até espanta!

Boas veganices!
Ler Mais