Eu sou fã de lentilhas coral, também gosto das outras... mas não são a mesma coisa!
Também sou fã da chamada "confort food"... logo quando vi esta receita: Red Lentil Dal with Carrots and Peas podem imaginar o meu entusiasmo, certo!? :D
No entanto lá está a mania de mudar tudo... seguindo a lógica de não usar óleos mudei um pouquinho a receita e ficou super low fat! Mas ainda assim muito cremosa e super boa, estão prontos? Vamos lá!
Com acompanhamento esta receita dá para 4 porções normais, sem acompanhamento apenas umas 2. Mas se for para uma refeição especial em família (que se acaba sempre por repetir e comer mais) é melhor duplicar a receita para serem 4 porções à vontadinhaaa!
Ah podem parecer muitos ingredientes, mas não são, até é um prato super simples e rápido de fazer.
Ingredientes
2 dentes de alho esmagados
2 cenouras médias (usei 3 pequenas)
1 + 1/2 copo de lentilhas coral
2 c. chá de cominho em pó
1 c. chá de açafrão das índias
1 c. chá de sementes de coentros (esmagar antes de usar - eu pus numa taça e usei uma colher para esmagar)
1 cubinho de caldo de legumes
30 gr de aveia
1 c. sopa de molho Tamari
1 copo de ervilhas congeladas
1 lima
1 molho de coentros picados
vinho branco qb
água qb
Preparação
1. Descascar e esmagar os alhos e deixar no wok com 1 c. sopa de água. Reservar.
2. Cortar as cenouras em rodelas (eu não descasco) e por cima das cenouras podemos logo deitar as especiarias - cominhos, açafrão e sementes de coentros (só por uma questão de deixarmos logo tudo mais despachado).
3. Lavar as lentilhas e juntar às cenouras. Reservar.
4. Num processador deitar a aveia com 3 copos de água, processar até ficar leite de aveia (perfeito para substituir as natas ou leite de coco, fica super cremoso!). Reservar.
5. Ligar o lume e ir mexendo o alho e juntando aos poucos vinho branco (ou água) quando seca até ficar com aquele cheirinho boooom! (bem explicado não é?)
6. Juntar a mistura das lentilhas, com as cenouras e especiarias no wok, envolver bem e deixar cozinhar cerca de 1 min. (cuidado para não queimar, como não pusemos óleo é importantes ir mexendo, a ideia é só soltar os sabores das especiarias)
7. Juntar o cubinho de legumes, o leite de aveia coado (eu usei o coador grande e deitei directamente para dentro do wok), o molho tamari e água. A quantidade de água é basicamente a que for preciso, depende também da consistência do leite de aveia, por isso o melhor é estar atento e ir pondo mais quando necessário. Deixar cozinhar em lume brando uns 20 minutos, mexendo ocasionalmente.
8. Depois dos 20 minutos juntar as ervilhas, coentros picados e o sumo da lima e deixar cozinhar mais uns 5 minutos.
9. E depois pronto está um cheirinho na cozinha que temos logo logo que ir comer! Eu cá em casa acompanhei com cuscus e bróculos.
Mesmo fácil driblar as gorduras e conseguir na mesma um prato super cremoso, né? :D
Boas veganices!
Sem comentários:
Enviar um comentário