-->

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Trail em Proença a Nova (Território CC)

0
Território Circuito Centro

No dia 16 de janeiro (sim vou com atraso!) deu-se a primeira prova do Território Circuito Centro, que basicamente reúne 4 provas, uma por mês, todas situadas no centro de Portugal!

Fotos Droski



A primeira prova foi em Proença a Nova, sitio que já tinha visitado para dar algumas caminhadas (que aconselho) e que já na altura me encantou completamente, com os seus rios e vegetação densa salpicada de pequenas casas de xisto.

(cuidado que algumas das casas estão bastante instáveis e assisti a uma queda mesmo à minha frente :p)

Fotos Droski












Nunca lá fui no verão, por isso não posso falar acerca da qualidade das praias fluviais, mas mesmo no inverno a paisagem é linda e as zonas mais escondidas do sol com a geada a cobrir o chão tornam o ambiente magico!










Fotos Droski



O trail por sua vez também não desiludiu, passando por sítios fantásticos, deste os mais recônditos e misteriosos, às vistas fantásticas do topo da serra! E sem poder faltar uma passagem com os pés bem dentro do rio!  Com tudo isto os 25 km passaram rápido e sem dor! :)

Outro ponto positivo foram os abastecimentos (apesar de eu só comer laranja e banana haviam muita mais coisas) e a simpatia de toda a organização, algo que nestas situação não tem preço!





Só tive pena de uma coisa, no ultimo abastecimento havia sopinha, que eu não comi porque não acreditei que fosse possível continuar a correr depois de uma taça de sopa, mas fui com a ideia que no final iria haver mais sopinha à minha espera... e a desilusão quando cheguei ao final e não vi sopinha foi mais que muita... lá tive que atacar a marmelada :p




O que comer e beber?

Eu optei por levar cerca de 2 litros de água (sobrou) com uma saqueta de tang... sim tang, açucar concentrado, mesmo o que preciso durante a prova e ainda torna a água mais gostosinha e sem sabores a borracha :p, tirando isso só comi banana e laranja nos dois abastecimentos e cheguei ao final com energia e sem qualquer sinal de fraqueza! (levava barras na mala mas não precisei)

Quanto à preparação, basicamente aumentei (ainda mais) a dose de hidratos nos dois dias antes, o jantar do dia anterior foi... massa, muita massa e o pequeno almoço pão (muito pão) com doce e néctar de fruta.

Fica aqui o registo do percurso da prova para quem quiser ir experimentar: Território CC - Trail Proença a Nova

Boas veganices


Ler Mais

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Puré de lentilhas e couve-flor

0


(2 a 3 porções)

- 250 gr lentilha coral
- 1 couve-flor pequena
- sal e pimenta qb
- 1 cs tahina

Cortar a couve-flor em ramos pequenos e levar ao lume cerca de 10 minutos, depois juntar as lentilhas e deixar cozer mais 15 minutos.

Escorrer e deitar no liquidificador juntamente com a tahina. Bater até ficar cremoso.

Volta-se a colocar a mistura no tacho, leva-se ao lume e tempera-se a gosto. Ir mexendo até obter a consistência desejada.

Servi com broculos e adorei! Além disso senti-me super saciada a tarde toda.

Graças à lentilha cada porção deste puré (considerando duas) tem cerca de 9 mg de ferro, o que é cerca de 50% da DDR recomendada, apenas numa refeição!

Para conseguir a mesma quantidade de ferro com por exemplo peito de frango (sem gordura) seriam precisos 800 gr!!! O que representa cerca de 1400 calorias e ainda 36 gr de gordura, da qual 10,2gr saturada e aindaaaaaa 680 mg de colesterol (maximo diário é 300mg)! (dados: cronometer)

Hum... a escolha parece-me simples :D

Boas veganices!
Ler Mais

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Calzone - tomate e azeitona

0
Esta vem do cantinho vegetariano e foi o Droski que descobriu e fez (com algumas alterações, 
claro....)!




Ingredientes

3 chav farinha para pizza
125 ml água
75 ml azeite

queijo vegetal
100 gr tomate pelado escorrido (1 lata pequena)
100 gr azeitona preta sem caroço (cortada às rodelas)
sal grosso, oregãos e azeite a gosto


Preparação

Aqueça o forno a 200º.

Num recipiente mistura a farinha, a água, o sal e o azeite. Trabalhe a massa até ficar homogénea. Divida a massa em duas partes.




Com uma metade forre o fundo de uma tarteira untada (melhor ainda papel vegetal!).

Por cima espalhe o queijo, o tomate e as azeitonas. Regue com azeite (pouco!) e polvilhe com oregãos.

Cubra com as restante massa e feche as laterais e leve ao forno cerca de 50 minutos.


Depois é só saborear... e apesar de ser muito simples garanto que é super gostoso! :D

E o melhor claro é inventar novos recheios!!!

A massa fica bastante firme e até dá para levar para um passeio e depois comer à mão como se fosse uma sandoxa!


Boas veganices!
Ler Mais

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Sopa de feijoada

0
Depois de um fim de semana fora em que não foram feitas quaisquer compras, restava-me improvisar com os restos que tinha em casa:

- couve lombardo (cerca de 1/3) cortada tipo juliana
- cenoura (só tinha 1) em quartos de rodela
- courgette (1) em quartos de rodela
- feijão enlatado (2 latas, usei uma de feijão preto e outra de branco - que era o que havia :p)
- tomate pelado enlatado (1 lata)
- pimenta, pimentão doce, picante e muito cominho

Num tacho deitei tudo (excepto os temperos), incluindo a "água" do feijão e tomate (ao escolher optar por aqueles que tem como ingredientes apenas a leguminosa, agua e sal), e levei ao lume - juntar um pouco mais de água conforme necessário.

Passado uns 20 min temperei (não usei sal porque a água do feijão já é salgada) e depois foi só esperar que a cenoura e a couve tivessem bem cozidas, rectificando os temperos.

No final achei super gostoso, os cominhos aqui dão um toque muito especial, mas não consegui decidir se era uma sopa ou um tipo de feijoada :p




Aqui servi numa tigela "em cama" de arroz (sou tãoooo chique! :D)! Mas entretanto também já comi no prato com uma salada e acompanhado com pãozinho também deve ficar óptimo... por isso isto dá para tudo!!!

Quem quiser tornar isto mais interessante (e mais feijoada típica) pode juntar por exemplo chouriço vegetal, mas eu acho que assim tá perfeito e muito mais saudável! 

Boas veganices!

Ler Mais

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Papar fora: Soul Sushi (Almada)

0

Soul Sushi

Não vou mandar bitaites sobre a qualidade do sushi porque isso depende muito do peixe e como tal não estou qualificada! :)

No entanto...





Para entrada uns cogumelos que eram mesmo mesmo de comer e chorar por mais e para acompanhar uma sangria de frutos vermelhos tão fresca e doce que era difícil parar de beber!



E a seguir... surpresa das surpresas um combinado vegan (16,5€)! E sim está mesmo na lista, não foi uma alteração que eu pedi!

Melhor que a comida (vegan!) só a simpatia de todos e o ambiente descontraído mas muito intimista!

Fica é a faltar uma sobremesa vegan! :p



No final ficou cerca de 25€/pax e sentimos que valeu super a pena, foi um jantar mesmo muito agradável e ficou a curiosidade de provar outras iguarias da ementa!


Boas veganices! (até com sushi!)
Ler Mais

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Puré de batata (versão "tenho pouco tempo")

0





Ingredientes

- batatas
- leite vegetal
- sal, noz moscada, pimenta preta e tempero Margão batatas q.b.

Preparação

Cozer as batatas com pele. Escorrer e passar (eu passei as batatas com casca porque me parece muito mais interessante nutricionalmente e mesmo a nível de sabor), como queria uma coisa rápida, nem as tirei do tacho triturei todas e pronto, daí que não tenha um ar tão cremoso (sei que se pusesse na bimby conseguiria um efeito mais bonito :p).

Depois de trituradas temperar e levar ao lume, juntando leite até obter a consistência desejada (não uso margarina e afins mas para quem usa também ajuda a obter uma consistência mais cremosa).


Boas veganices!
Ler Mais

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Macarrão de arroz

0




Ingredientes

- arroz integral
- cebola
- cenoura
- seitan e/ou tofu
- alho francês
- pimento
- polpa tomate
- pimenta preta, manjericão, oregãos, tomilho, tempero Itália (margão) e sal a gosto


Preparação

Fazer o arroz de cenoura (arroz integral, cenoura e cebola) - eu usei 2 cenouras, 1 cebola e 300gr de arroz, mas vai depender da travessa que vão utilizar.

No liquidificador juntar o seitan/tofu (o seitan vai dar uma consistência mais rija e parecida a carne e o tofu fica mais cremosa, eu juntei um pouco de cada), o pimento e o alho francês. Picar tudo até obter a textura desejada.

Levar a mistura de seitan/tofu ao lime numa frigideira (sem gordura) e juntar a polpa de tomate e temperos.

Numa travessa espelhar metade do arroz, por cima deitar a mistura de seitan/tofu e finalizar com o resto do arroz. Levar ao forno até tostar por cima. (no topo ainda deitei algum queijo mozzarela vegetal e oregãos, mas não tem qualquer impacto no sabor, foi apenas para dar um aspecto gratinado e para aproveitar o que sobrou de outra receita.)

Boas veganices!
Ler Mais

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Cubinhos de tofu com especiarias

0





Ingredientes

- Tofu aos cubos
- molho de soja
- gengibre e alho em pó
- tomilho e manjericão seco

Preparação

Juntar todos os ingredientes e deixar a marinar uns 30 minutos (se não houver tempo e saltar esta parte fica bom na mesma!).
Levar ao lume numa frigideira anti-aderente (não é preciso gordura) e deixar os cubos cozinharem até ficarem com uma cor mais tostada e ir virando para ficar homogéneo.


Boas veganices!
Ler Mais

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Seitan com cebolada e pimentos

0





Ingredientes

- seitan
- molho de soja
- massa de pimentão
- massa de alho
- cebola
- pimentos
- oregãos

Preparação

Envolver o seitan no molho de soja, massa de pimentão e massa de alho e deixar a marinar (cerca de 30 minutos).

Cortar a cebola em rodelas e levar ao lume numa frigideira anti-aderente com 2 cs de água, adicionar o pimento às tiras e ir adicionando água, em pequeníssimas quantidades, sempre que necessário.
Quando a cebola e o pimento começarem a amolecer juntar as fatias de seitan e deixar cozinhar (uns 10 minutos).

Ao servir salpicar com os oregãos.
Ler Mais

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Corrida: Saucony Guide 8 (Review I)

0


Já fiz três corridas curtas (de 5 a 9 km) com elas e não foram registadas quaisquer dores de joelhos (iupiiiiiii!)! 

Numa primeira impressão, e além da ausência de dores nos joelhos, deu para perceber que a parte de cima se ajusta muito bem ao pé e são logo confortáveis na primeira utilização e que apesar de terem elevado amortecimento são bastante reactivas e permitem corridas mais rápidas. 

A nível do tornozelo não senti a mesma estabilidade/protecção das kayano, mas para corridas curtas penso que isso não será um problema. A forma também é mais estreita que a kayano, por isso para pés mais largos (como os meus) talvez possa perder algum conforto em corridas longas.

Para quem não pode usar ténis minimalistas estes saucony parecem-me uma óptima opção para corridas mais curtas e rápidas (mantendo o amortecimento). No entanto ainda só agora comecei a correr com elas... voltamos a falar daqui a alguns kms. :D

Boas veganices! (e corridas!)
Ler Mais

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Tarte de Amêndoa do Sr. Papi

0

Pronto é isso, só de rever a foto fico com água na boca :D

Esta receita foi gentilmente cedida pelo Sr. Papi!


Ingredientes:

massa

200 gr farinha
50 gr açucar amarelo
100 ml óleo de girassol
50 ml leite de soja
2 cs de linhaça em pó
1 cc fermento
1 pitada de sal

cobertura

100 gr açúcar
200 gr amêndoa laminada
125 gr margarina para cozinhar
3 cs leite de soja


Preparação:

1. coloque os líquidos e a linhaça no copo da bimby e coloque na vel 3 uns 15 seg, acrescente a farinha e o fermento e mistura 2 min na vel 1. Se estiver muito sólido acrescente mais leite de soja.

2. Leve ao forno a 160º durante cerca de 20 minutos.

3. Leve a lume brando os ingredientes para a cobertura e mexa até fazer ponto de estrada

4. Espalhe bem sobre a tarte e leve de novo ao forno para caramelizar (mais cerca de 15/20 minutos).

5. Desenforme depois de esfriar.


Observações:

Ando a tentar reduzir a quantidade de gordura e açúcar nesta tarte, pelas minhas experiências reduzir 1/2 da quantidade de açúcar e 1/3 da quantidade de gordura mantém a qualidade da coisa e faz uma grande diferença no valor nutricional final.

Tenho ainda ideia de substituir parte da farinha branca, reduzir mais o óleo substituindo por courgette ou creme de maçã (na base) e reduzir mais o açúcar substituindo por exemplo por creme de tâmaras (na base)... mas são todas ideias ainda não experimentadas, depois faço update conforme for experimentando!

obs: a receita está para bimby mas não é de todo necessário ter uma para fazer esta receita! (o sr. Papi faz sem bimby e fica óptima)

Porquê uma receita destas no meu blog? Porque acima de tudo sou vegan e é isso que quero passar ao mundo, que ser vegan não tem nada a ver com restrições ou comida sem sabor/interesse, já o ser saudável é uma opção de cada um!

Boas veganices!
Ler Mais

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Corrida: Saucony Guide 8 (unboxing)

0

Nos últimos 2 meses comecei a sentir desconforto nos joelhos sempre que corria e percebi que já estava a levar os meus velhotes longe de mais, já não havia como continuar a adiar a compra de novas sapatilhas!

Os meus velhos e tão queridos Asics Kayano 21 depois de 2 anos de corridas e muitos km em cima já pediam a reforma e os meus joelhos então... já imploravam mesmo!  


Chegou o novo ano e chegou também a altura de começar a montar o enxoval para a temporada desportiva de 2016! :D


Depois de alguma procura (e experimentação) por uma sapatilha para pronador e com amortecimento TOP... bem como se costuma dizer, em equipa vencedora não se mexe certo? Pois... Kayano 22 venham à mamã!

Mas... não havia o raio do meu numero e por isso tive de mandar vir e estou à espera, entretanto...

Estava fora de questão continuar a correr com os velhotes e a necessidade de treinar é premente porque a primeira corrida do ano está para muito breve (muito mesmo!). Decidi comprar outros (ups :p que loucura!)... 

Do que li até é aconselhável ter dois pares de sapatilhas por várias razões (quando escrever algo sobre isso actualizo este post com o link), por isso avancei para as Saucony Guide 8!

Já tinha lido um pouco sobre esta marca que, apesar de pouco vista em Portugal, dá cartas lá fora, sendo, pelo que li, considerada uma das melhores! No entanto o meu receio mantinha-se... faltava aquele conforto de conhecer alguém que corresse com esta marca!

No dia em que fui encomendar os meus novos Asics aproveitei para questionar a vendedora, não falei em qualquer marca, só disse que queria umas sapatilhas para intervalar com os Asics, que fossem também para pronador e com bom amortecimento mas mais leves, para um treino mais rápido (e nisto eu aprecio imenso o El Corte Inglês, porque as pessoas que lá trabalham parecem mesmo perceber bastante daquilo e são muito úteis quando precisamos de ajuda!) e imediatamente ela me sugere os Saucony Guide 8... é destino, vamos lá experimentar isso então!


Fiquei convencida mal os calcei, super confortáveis e o amortecimento a notar-se desde logo. O amortecimento destas sapatilhas é bastante diferente das do Kayano que são mais moles (mais efeito almofada), estes são mais reactivos (como se fosse uma borracha), o que me pareceu perfeito porque um dos objectivos era mesmo conseguir diferentes formas de suporte! (sem entrar nos minimalistas, cuja falta de amortecimento me deixa aflita dos joelhos em pouco tempo)

O preço original era 119€, mas com os saldos ficou por 83,97, o que me pareceu um bom negócio :p




E pronto sapatilhas para corridas mais curtas e rápidas compradas!

Quando correr com elas dou feedback :)


Boas veganices! (e corridas!)

Ler Mais

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Marmita Veggie - ups não trouxe!

0

Às vezes damos por nós sem tempo para cozinhar e acabamos sem almoço para levar para o trabalho, isto é uma grande chatice para todos, porque implica gastar mais dinheiro a ir comer fora e ao mesmo tempo a certeza que vamos acabar por comer algo que não nos faz bem!

Mas sem desesperos! Há sempre uma solução, especialmente para os vegan! (ok talvez não especialmente, há soluções para todos...)

Quando a empresa não tem mesmo copa podem sempre optar por um almoço de fruta, caso contrário, agarrem em 2,5€ e fiquem doidos no supermercado mais próximo :D.




- arroz no take away do Pingo Doce (266gr - 0,89€) 

- lata de grão marca auchan (das mais pequenas, penso liquido que são cerca de 250gr - 0,55€)

- lata de feijão verde auchan (ainda sobrou um bocado - 0,99€) 

-> TOTAL = 2,43€

Ainda comprei o miminho dos tomates (1,59€), mas nem contei porque comi uns 5 e ainda vai dar para o resto da semana.



Esta refeição simples e super gostosa tem cerca de 625 calorias (sim eu como bem!), 22 gr de proteína e cerca de 48% DDR ferro e 25% DDR cálcio! (fonte: cronometer)

Boas veganices!
Ler Mais

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Bike - apresentação da máquina! (Rockrider 540)

0

Novo tópico aqui no blog!

No natal lançaram-me um novo desafio (obrigada pai e Ana!), está é a minha nova menina....



É uma Rockrider 540 e foi comprada na decathlon (aproveitando a promoção em que estavam ao mesmo preço da 520!).

Como disse este é mesmo um novo desafio, porque até agora a minha experiência em duas rodas resumia-se mesmo à minha motita :p, por isso não tenho autoridade/conhecimento para fazer grandes considerações, no entanto até agora estou satisfeita, é uma bicicleta leve e que eu carrego facilmente, é bastante estável, rapidamente aprendi a me por em pé, tirar a mão do guiador ou olhar em volta sem sentir qualquer instabilidade (mas não tudo ao mesmo tempo :D)!


É uma bicicleta de BTT e claro que em estrada vou sempre ver o pessoal que tem bikes de estrada a ultrapassar-me mas mesmo assim safa-se bem e mesmo em subidas tenho achado que ela dá uma boa ajuda e depois claro... permite-me fazer coisas divertidas que as de estrada não permitem, como ir para o mato e brincar um pouco e isso sim é que acho mesmo divertido!

Ainda só fiz um pequeno percurso de "BTT" (nem sei se se pode considerar BTT aquilo, mas era mato!), na Arrábida mas tendo em consideração que foi a primeira vez no mato e terceira na bicicleta e mesmo a passar em pedras, buracos, lamas e afins aguentou-se sempre bastante estável (ou seja não cai vez nenhuma!), parece-me que posso afirmar que está aprovadíssima!

A única coisa que não gostei foi o selim, que é mesmo muito rijo! Como ainda não tenho grande experiência na coisa e não quis arriscar já gastar dinheiro num selim novo comprei uma daquelas capas almofadas, já ouvi pessoas dizerem mal porque "fogem" do sitio, mas até agora não tenho tido problemas e por 5 euros valeu a pena o risco.

Concluindo, para um iniciado parece-me brutal, com uma óptima relação qualidade/preço mas entretanto quando tiver mais km acumulados dou mais feedback!

Ah e claro... é lindaaaaa, preta com detalhes em laranja e claro que a pindérica aqui teve que ir logo comprar um capacete laranja a condizer :p super discreta!

Boas veganices! (e pedaladas!)


Ler Mais

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Papar fora: Telepizza

0
Acho que não precisa de link :p

Ser vegan não dificultou em nada a minha vida no que respeita a pizzas, basta pedir uma pizza vegtariana mas sem queijo! 

O problema é que ao tirar o queijo se percebe a verdadeira qualidade da pizza! Sem queijo percebemos se a massa é boa, se o molho de tomate é gostoso e ainda se os toppings são servidos ou não generosamente! Isto fez com que eu ficasse bastante desapontada com algumas pizzas que antigamente gostava e que depois percebi que o molho de tomate era desenxabido ou que na verdade a pizza poucos ingredientes levava além do queijo.



Com isto as minhas preferências alteraram-se um pouco e eu que nunca fui super fã das pizzas da telepizza acabei por me converter ... mesmo sem queijo a massa e o molho de tomate são super gostosos e os ingredientes servidos generosamente! Uma maravilha!





A pizza sem queijo é uma óptima opção não só para os vegan mas para todos! A pizza na sua essência até pode ser uma opção saudável, tudo depende do que se põe em cima, colocando apenas molho de tomate e vegetais as calorias e quantidade de gordura reduzem drasticamente e continuamos a poder saborear a nossa pizza sem culpas, eu costumo comer sozinha 1 a 1,5 das médias! Ao principio pode parecer uma ideia estranha mas acho que vale a pena experimentar!!!

Boas veganices!
Ler Mais