-->

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Tensão alta - retirar o sal da nossa vida!

Antes deste post aconselho muito a lerem: Tensão alta - onde se esconde o sal?

A épica luta contra o sal tinha começado, o primeiro a cair foi o sal lá de casa, substituído prontamente por especiarias, ervinhas e afins. Aqui fica o primeiro aviso, alguns preparados de especiarias incluem sal, por isso verifiquem os ingredientes; por exemplo nós tínhamos em casa um preparado de tempero para batatas que contém sal (adeusinhooooo!).

A primeira batalha estava ganha, mas não acreditámos que a nossa principal fonte de sal viesse daí por isso continuámos...

Usamos imensa polpa de tomate e adivinhem? Cheia de sal, mas encontramos uma opção (o importante é procurar e ler os rótulos).

Também reservámos o molho de soja e o miso para usar apenas quando ele tivesse bom, apesar de haver alguns estudos que indicam que estes produtos não levam ao aumento da tensão arterial (alias alguns apontam que o miso diminui) preferimos numa fase inicial não os usar.

De vez em quando o Droski gosta de usar natas de soja... mas lá está o sal... então trocámos por natas de coco, que além de muito menos sal são na verdade bem mais gostosas!

Estava na altura de tocar onde doía... as leguminosas enlatadas! Para começar deixámos de comprar enlatados completamente, cozendo sempre a leguminosas (sem sal) em casa! Numa fase posterior voltámos às leguminosas enlatadas (são inegavelmente mais praticas) mas com o cuidado de escolher uma com baixo teor de sal ou pelo menos lavar bem antes de comer para retirar o excesso!

Pronto, desde que não adicionássemos qualquer comida processada (como chouriço de soja ou hambúrguer pré-feito) as nossas principais refeições estavam relativamente seguras!

Faltava dar a volta aos lanches... e aqui há muito sal escondido, não se já repararam mas tudo tem sal, flocos, papas, bolachas e bolos (mesmo as doces!), iogurtes, leites... enfim há uma data de sal muito escondidinho em sítios completamente insuspeitos! Por isso antes de dizerem "eu não como nada com sal" leiam os rótulos muito bem lidos e procurem as opções baixas em sal, e sim elas existem e são boas na mesma! 

Depois de 2 ou 3 semanas a comer apenas comidinha de verdade e a evitar completamente os alimentos processados a tensão do Droski estava verde outra vez! E vê-se bem a influencia da comida porque depois de uma semana de férias em que só comemos fora... la estava ela alta outra vez!

Agora já conseguimos o equilibro, desde que durante a semana ele coma sempre comida caseira sem sal e se afaste dos processados, restaurantes, pastelarias e afins a tensão dele mantém-se boa, mesmo com 2 ou 3 refeições fora durante o fim-de-semana, não é assim tão difícil pois não? Nós achamos que vale mais a pena optar por este estilo de vida mais saudável do que começar a entupir o corpo de antibióticos só para podermos comer coisas que são más para o nosso corpo, que vos parece?

Boas veganices

Sem comentários:

Enviar um comentário