-->

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Entre Castelos - Palmela a Sesimbra (caminhada)

O ano passado fizemos caminhadas espectaculares, uma que ligava o Castelo de Sesimbra à Lagoa de Albufeira e a Rota Vicentina, que ligou Porto Covo a Odeceixe. E assim lá vamos nós por etapas, um passinho de cada vez, percorrendo a nossa bela costa!



E… quinta e sexta-feira passadas foram os dias em que “limpámos” mais 1 etapa! Pusemos finalmente em pratica o plano já à tanto adiado de ir do Castelo de Palmela ao Castelo de Sesimbra!!! :D

O percurso tem cerca de 31 km e tipicamente faz-se em 1 dia, mas como queríamos aproveitar as mini-férias e era a primeira grande caminhada da Loki decidimos dividir o percurso em dois dias! Avisando já que a divisão foi muito muito mal feita, tanto a nível de km como de dificuldade, X) mas sinceramente mesmo agora ainda não saberia bem como fazer melhor!

A rota que seguimos foi a Entre Castelos Palmela - Sesimbra, que começa perto do Castelo de Palmela, nós já fomos imensas vezes lá, por isso começámos onde o percurso indica mas para quem não conhece acho que nem faz sentido começar sem de facto ir ao Castelo! 




A nossa primeira paragem foi logo na paragem de autocarros de Palmela para a Loki comer (ainda estava em jejum porque enjoa no carro) e logo ali vale a pena apreciar a paisagem com o castelo e o mar no horizonte.









O caminho segue primeiro por um povoamento mas rapidamente passa à rota dos moinhos, ali além de muitos moinhos encontrámos imensos ciclistas, corredores e pessoas simplesmente a darem um passeio. Esta parte do percurso é simples e muito agradável no entanto o calor era muito e foram precisas algumas paragens para a Loki beber a sua águinha!




Encontramos um ou outro single track, mas a maioria do tempo os caminhos são largos e fáceis de andar. Ainda sem almoçar chegámos à N10, neste ponto o calor apertava bastante mas estávamos com óptimo andamento e já tínhamos praticamente 10 km feitos (cerca de metade do objectivo)!

Toca a atravessar a estrada com a Loki ao colo e continuar o percurso, felizmente aqui os trilhos foram mais pequenos e por isso com mais sombra. A fome começa a apertar os caminhos a alargar mas sem haver sinais de um sitio bonito para comermos, finalmente um pouco antes 14h e com nada mais que uma longa estrada de areia à frente optámos que o nosso sitio bonito seria ali mesmo no meio do caminho aproveitando a sombra de uma árvore! :D no fundo o que interessa não é o local mas quem nos acompanha! O almocinho foi grão para mim e feijão branco para o Droski (enlatado mas com sal reduzido!), pãozinho (sem sal) com manteiga de avelã (que coisa tão boa!) e bananas!

Hei.... não esquecer a Loki, para ela foi ração Beneno puppy :p


Depois de almoço a confiança estava ao rubro, ainda era cedo e 12 km já tinham passado, os próximos 8 km que nos levariam até à N379-1 ia ser num instante, e depois era só descer até ao Portinho da Arrábida pela estrada e aproveitar a praia! :D

De repente o percurso começa a ser dolorosamente familiar… já estivemos aqui… será que vai ser igual? Sim era! A menos de 5 km do fim, tão, mas tão perto… iniciámos a subida até ao Formosinho, raios que já não esperava aquilo depois de 15 km nas pernas e de já quase cheirar o mar! A subida com a Loki foi uma loucura, quando tinha que ir de gatas levava-a debaixo de mim (estilo macaca), porque aquela tração às quatro patas funcionava muito bem quando ela subia directa, mas se olhava para trás… a gravidade era mais forte que ela! As pedras inclinadas também não a ajudavam, mas entre todos lá chegámos acima! Altura de um nova pausa acompanhada de chocolate!!! E biscoitos para a Loki! Aqueles 10 min foram o suficientes para ela toda torta em cima de uma rochas adormecer! (tadinha da minha cadela!)

Depois da sesta dela e do nosso chocolate sentimos as forças renovadas e agora era sempre a descer! :D



Foram 3 horas para fazer 4 km!!!


Se os carrascos quando vamos sozinhos já são divertidos, quando levamos connosco um cão então, a diversão é a dobrar!

Como diria o Ricardo Araújo Pereira na mixórdia de temáticas… ainda agora começou! (e eu já estou fartinhaaaaa)


A descida foi interminável, mesmoooo, a lutar contra carrascos, vegetação que não deixava à vista qualquer caminho e rochas escondidas que davam uma graça extra a toda a situação. 
Depois de muita luta, não só figurativamente, porque até eu que ando sempre com cuidado para não danificar a flora, e que caminho tentando pisar o mesmo possível as plantas chegou um ponto que abri caminho bastante à bruta, peço desde já desculpa, mas atrás seguia o Droski com a nossa cria ao colo e eu precisava de abrir caminho para eles conseguirem andar! (se bem que sempre que olhava para trás não conseguia perceber de onde tínhamos vindo, por isso acho que tudo o que afastei do caminho rapidamente voltou ao seu sitio rindo dos esforços inúteis de uma mera e fraca humana) 

De repente o caminho alargou e ao longe vemos postes de electricidade, iupiiiiii a estrada estava perto!



Chegámos à estrada, o nosso rosto espalhava alegria! Tínhamos pela segunda vez vencido aquela serra e desta vez com a Loki atrás!

Como tínhamos ficado de ligar para para o nosso alojamento quando faltasse pouco para chegarmos ligámos o gps… faltavam 3,8 km de estrada em curva e contra curva (sem berma!) no meio da Arrábida até chegar ao Portinho… Ok, vamos lá rapidinho que é sempre a descer!

Quando finalmente chegámos ao Portinho da Arrábida eram 21h! Felizmente fomos bem recebidos por uma matilha de cães a ladrar e a rosnar… passado o perigo chegámos ao alojamento!


E aqui tenho de fazer uma pausa para parabenizar a Casa da Adôa! O único alojamento que encontrei que aceita cães! Além disso tem um jardim super simpático, os quartos são enormes e a casa de banho óptima!

Pequeno detalhe aqui, o sr. abre a porta diz boa noite, olha para a Loki e diz, não vais ladrar pois não? E ela começa de lhe ladra e não para mais! “Mãe” passa por cada vergonha! Mas depois acho que deixámos boa impressão, ela não fez mais barulho nenhum a noite toda e conseguimos que não subisse nem para a cama nem para o sofá! Acho que quando deixam os nossos patudos entrar devemos nos esforçar mesmo para deixar boa impressão para que cada vez mais eles sejam aceites em todo o lado!


Mas como estava a dizer, chegámos lá já eram 21h, por isso foi largar as mochilas e ir directo para o restaurante, sem banhinho nem nada!

Fomos ao Restaurante O Galeão, que tem uma bela esplanada mesmo por cima do mar, um final de noite absolutamente perfeito! Aqui fica a nota que eles podem não ter o multibanco em funcionamento quando lá forem, por isso levem dinheiro, e como não é propriamente um restaurante super barato para não serem apanhados desprevenidos levem uns 20€/pessoa! Nós quase quase que ficávamos lá a lavar pratos! (ups!)

Depois de jantar caminhaaaa, que no dia a seguir havia mais!

Não posso dizer que dormimos bem, a cama de viagem que comprámos para a Loki escorregava no chão e fazia barulho sempre que ela se mexia e parte da noite morri de calor até o Droski realçar que tínhamos ar condicionado! Enfim depois desta noitinha mal dormida (confesso que também não fiquei fã da cama, mas a falha pode ter sido minha!) acordamos super prontos para a caminhada, sabendo que agora seria preciso fazer o tal caminho de 3,8 km em sentido inverso (subindo!) até chegarmos ao ponto onde retornaríamos ao percurso da nossa caminhada.





Mal saímos do Portinho fizemos um desvio para visitar a Lapa de Sta. Margarida, e vale super pena, o caminho para lá é giro e cheio de vegetação e a lapa em si é enorme e com a capela ali construída no meio das rochas fica surreal! Muito bom mesmo!










"Pronto estamos prontos" para a subida, lá vamos nós! Ok, ok confesso não custou nem metade do que estávamos à espera, é uma subida muito ligeira e maior chatice é estar sempre com muita atenção aos carros e dois crazy meninos que passaram a descer a serra a toda a velocidade de skate (uauuuu que velocidade) e que um deles por muito pouco não foi contra o Droski numa curva!



Menos de 1 hora depois de termos saída da Lapa estávamos de volta ao nosso percurso, mais uma vez por caminhos já nossos conhecidos (perto à serra do risco onde fizemos as melhores geocaches de sempre!), o caminho é plano, largo e sem dificuldades. A partir daí apenas 11 km estavam entre nós e o Castelo de Sesimbra, mas desta vez não demos o caminho por garantido, ainda tínhamos serras à nossa esquerda e tínhamos aprendido bastante bem a lição do dia anterior, com uma serra pelo meio (e respectivos carrascos) o perto pode-se tornar bem longínquo.


Fomos andando sempre sem dificuldade, os km em falta ia diminuindo e começávamos a deixar alguma confiança voltar a nós… será que não tínhamos que enfrentar a serra novamente?


De repente ao longe, lá está ele, o Castelo de Sesimbra, faltam apenas 3km para o destino e apesar da serra à esquerda não parece haver quaisquer obstáculo entre nós e a meta, está na altura de ligar à uber (na verdade ao meu pai) para nos vir buscar!

Estávamos certos e não houveram obstáculos adicionais (ok ainda houve um cagaço com uns cães, mas conseguimo-nos esquivar a todos e o único que nos viu era simpático!) … e por volta das 14h já estávamos sentados, tal sem abrigo, encostados a uma árvore no castelo de Sesimbra a comer chocolate e jogar ao Uno enquanto esperávamos pela boleia.





Ora fazendo um resumo:

1º dia – 25 km (10 horas de caminhada) difícil

2º dia – 15 km (4 horas de caminhada) mega fácil

Sim senhor, muito bem organizada a coisa! Mas volto a dizer não faço ideia como dividir isto melhor :D a minha sugestão é que aproveitem a manhã do 2º dia no Portinho da Arrábida para ir à praia e até almoçar por lá e depois à tarde fazem o resto do percurso!

Boas veganices! (aventuras e caminhadas!)

Sem comentários:

Enviar um comentário