-->

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Marcha pela Abolição dos Matadouros

O que aconteceu no passado sábado foi um marco em Portugal, foi a primeira vez que um grupo se manifestou desta forma contra a exploração animal, incluindo para consumo! A primeira vez que fomos para a rua gritar não só pelos cães e gatos, mas também pelas vacas, porcos, galinhas, peixes e todos os animais que diariamente são alvo da tortura humana!

Este movimento já começou em 2012, espalhado por diversos países (como a Alemanha, o Reino Unido, a Austrália, Canadá, França, EUA, Suiça...) e finalmente um grupo corajoso trouxe a revolução até ao nosso pequeno país! Pode não parecer muito, pode ter sido apenas um grupo de pessoas a gritar pelas ruas, mas foi um primeiro passo e sem ele seria impossível chegar mais longe!



Esta manifestação deu-nos força, ficámos a saber que somos muitos (bem mais do que eu julgava)... que somos fortes e que vamos sempre continuar a lutar até que o ultimo animal seja liberto! Nós, os que lutamos agora não veremos esse dia, não tenho ilusões... mas cabe-nos a nós abrir o caminho para os virão a seguir!

Pode não parecer muito, mas basta que uma pessoa que nos viu tenha ficado curiosa, tenha investigado... quem sabe em algum tempo ela perceba e se junte a nós, essa pessoa vai falar e influenciar as pessoas que conhece... e por aí em diante... é esse o efeito "bola de neve" que precisamos!

Se calhar não parecíamos muitos e a media recusou-se sequer a seguir ou falar de tal evento (apesar de terem sido informados), mas a cada ano que passar seremos mais e aí os media não poderão mais fingir que não nos vêem porque o nosso barulho vai chegar a todo o lado! 

Pode parecer pouco, mas não é por ser pouco que vamos deixar de o fazer... não desistas, por mais insignificante que pareça o teu gesto, por mais que aches que não vale a pena... toda a revolução começa com um bando de pessoas que os outros acham doidas, começa com coisas pequeninas e vai crescendo até bater forte no coração de muitos! 

Não é fácil, ainda hoje o mundo está cheio de racistas (e até de escravos!), ainda hoje nós mulheres encontramos na vida dificuldades que se devem apenas a isso, sermos mulheres, ainda hoje os homossexuais não são livres de expressar o seu amor em publico, na verdade nem sequer somos livres de vestir de forma diferente sem sermos alvos de um qualquer olhar opressor... a luta pela liberdade nunca foi fácil e muito menos rápida... mas vale a pena por cada vitória! Luta no teu dia a dia pela liberdade... luta em todas as frentes, impõe-te quando assistires a injustiças, mesmo que pareça que não vai fazer a diferença, às vezes há muitas pessoas na multidão que pensam como tu, mas que se calam pensando também que estão sozinhas! Não se calem! Não te cales!

Seja o que for que te move, luta! Não importa se não vais ver os resultados... a luta não é por ti! 


Não importa se nunca vais viver num mundo em que os animais não sejam explorados, o que importa é dares o teu melhor para que um dia os animais vivam nesse mundo!

Boas veganices!



Sem comentários:

Enviar um comentário