-->

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Chegada a Bangkok


A maioria dos voos internacionais aterra no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi, sair daí para o centro da Bangkok é facílimo, basta apanhar o comboio (airport rail link), onde existem 2 opções a city line e a express, claro que a segunda é bem mais cara, 150 baths por pessoa, na city line pagámos 45 baths cada um para ir até à ultima estação que é Phaya Thai (cerca de 30 minutos)!

Em Phaya Thai apanhámos o BST (um tipo de metro de superfície) para Victory Monument e daqui finalmente um autocarro para Kao San Road.

Existe sempre a hipótese de apanharem um táxi e pronto, neste caso é optarem por um com contador e o preço será o que der no registo, mais 50 baths de taxa de aeroporto e contem ainda com mais 50 baths da portagem. (nós usámos o taxi uma vez e para uma viagem de uns 25 km e deu cerca 312 baths), por isso acredito que esta opção nunca vos ultrapasse os 500 baths já com taxa de aeroporto e portagem.

Mas... eu acho que vale a pena irem de transportes, andar de autocarro em Bangkok é uma experiência super gira e em Victory Monument estão lá pessoas que vos vão ajudar! Sim esta paragem tem apoio, estão lá pessoas cujo o trabalho parece ser mandar parar autocarros (o que nem sempre é simples por lá...) e ajudar a pessoas a apanharem os autocarros certos!




Nos autocarros os bilhetes compram-se lá dentro e não é ao motorista, por isso entrem e sentem-se que a seguir vão ter com vocês para pagarem o bilhete.

No BST os bilhetes são comprados nas máquinas e a tarifa depende do percurso. Existem dois tipos de máquinas, as que basta seleccionarem a paragem de destino (idênticas às nossas) e a mais comum que é esta:



Nesta maquinas escolhemos o valor do bilhete que queremos comprar, de acordo com o diagrama, por exemplo neste caso se queremos ir para Asok o preço é 20 baths (valor dentro do circulo que está ao lado do nome da estação), logo na maquina vamos seleccionar o preço que pretendemos e pronto! Estas maquinas só aceitam moedas, mas sem desesperos, se só tiverem notas é só irem à bilheteira que eles trocam por moedas! (sim trocam por moedas, não vos vendem o bilhete, trocam notas por moedas :p).

Se não estão alojados perto de Kao San Road (mas porquê???) basta consultarem o diagrama de transportes (nós levamos este impresso e deu um jeitão), que é super simples e fácil de usar.



Mas porque optar por transportes quando o taxi nem é assim tão caro? Bem, pela mesma razão que algumas pessoas quando chegam à piscina vão se molhando gradualmente e outras se atiram, eu sou das que se atira! O choque cultural é fantástico e magico, sentir os cheiros da cidade (nem sempre bons!), apanhar transportes, mover-se onde os locais de movem e fugir ao roteiro turístico é o melhor de uma viagem e para mim a única maneira de sentir um país ou um povo é atirar-me de cabeça para o meio da confusão, só assim nos podemos de facto apaixonar!

Mas afinal onde ficar em Bangkok? Isso chega já no próximo post!

Sem comentários:

Enviar um comentário