-->

quarta-feira, 6 de abril de 2016

O cálcio vem do leite, toda a gente sabe isso! (e as hormonas sexuais?)

Ver também:


Primeiro que tudo de onde vem o leite que compramos no supermercado? Da vaca! boa! (na verdade mau, mas boa pela resposta certa!)

E para uma vaca dar leite, espero que aqui já não haja duvidas, teve que estar gravida! :O

Incrivelmente isto ainda parece espantar algumas pessoas, mas não, as vacas não são uma fonte inesgotável de leite para uso do ser humano, o corpo das vacas, como o de qualquer outro mamífero, produz leite para a sua cria e como tal apenas o faz quando existe uma cria!

Mas, então bebemos nós e a cria o leite da vaca? Chega é? Não, não chega! A cria não chega a ter a possibilidade de usufruir do leite que o corpo da sua própria mãe produziu para ela, isto é para lá de triste, mas este post não é sobre isso!

Vamos então ainda mais atrás, quando um mamífero engravida a produção de estrogênio e progesterona disparam, preparando a corpo da fêmea para a lactação, quando se dá o parto estas hormonas reduzem e a prolactina toma conta da operação e a produção de leite começa. (mais coisa menos coisa :))

Ora, a vaca dá à luz o seu bezerro, e pumba é ligada às máquinas que ao fazerem sucção nas tetas estimulam a produção de prolactina o que por sua vez garante a produção de leite.

Muito bem, temos então uma vaca que está a dar leite, dependendo da raça da vaca é possível que ela continue a dar leite mais ou menos tempo após o nascimento do bezerro, no entanto isso vai acabar um dia e quando a produção de leite acabar é preciso engravidar a vaca outra vez e esperar mais 9 meses! Mas espera então a vaca fica sem produzir durante 9 meses? Claro que não! (seria perda de dinheiro e ninguém quer isso! quer dizer a vaca talvez não se importasse, mas ela não importa nada...) Então a vaca é engravidada (deve haver um termo melhor, mas pronto :p) enquanto ainda dá leite, desta forma continua a extracção mesmo durante a gravidez da vaca, agora o que dissemos que dispara numa fêmea gravida? Estrogênio e progesterona!

Logo... quando se bebe leite está-se a ingerir uma quantidade de estrogênio e progesterona incrivelmente alta; sabia que o aumento destas hormonas está directamente relacionado ao aumento da taxa de cancro nos ovários, útero, mama, testículos e próstata!?

Ok... Mas as hormonas passam mesmo para o leite? Testes foram feitos (ver aqui)!

Foi pedido aos homens que bebessem 600 ml de leite e após uma hora verificaram que não só os níveis de testosterona tinham descido como os níveis de estrogênio tinham subido 60%! (então meninos? estão a ver? a não ser que queiram entrar em contacto com o vosso eu feminino e ainda com alguns cancros pelo caminho... beber leitinho não é de homem! ;))

E as crianças? A quem a nossa sociedade força o consumo de leite desde pequenos? O efeito ainda é mais catastrófico... As crianças começam com uma quantidade tão pequena que no espaço de uma hora o nível destas hormonas sexuais triplica! Isto só por si poderá justificar em grande parte a puberdade precoce, que parece chegar cada vez mais cedo nas nossas crianças (devo voltar a falar dos cancros?)!

Parece-me que a nossa função enquanto adultos é, no mínimo, proteger as nossas crianças e isto parecem-me razões mais que suficientes para pararmos já de lhes dar leite!


Boas veganices!

Sem comentários:

Enviar um comentário