-->

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Gratinado de batata e cogumelos com Tahine

Gratinado de batata e cogumelos com Tahine



Ingredientes

5 batatas médias, descascadas e cortadas em rodelas (não descasquei)
2 ou 3 tomates, em rodelas (deixei mais aos cubos)
1 cebola grande, em fatias
4 dentes de alho, picados
entre 3 a 5 cs de tahine (conforme textura) - receita aqui
200gr cogumelos frescos, inteiros se forem pequenos ou caso contrário cortados em pedaços brancos (aconselho usar uns cogumelos fixolas e não os brancos)
azeite (não usei)
sal e pimenta do reino a gosto
um punhado de salsinha ou coentro picado


Em uma panela média cubra as rodelas de batata com água, salgue generosamente e leve ao fogo até as batatas cozinharem. Cuidado pra não cozinhar demais. As batatas devem amolecer, mas não ao ponto de se desfazerem.

Enquanto as batatas cozinham refogue a cebola em 2cs de azeite água em uma frigideira pequena, juntando mais água, sempre em pequenas quantidades, conforme necessário para não pegar. Quando ficar transparente junte o alho picado e os cogumelos e deixe cozinhar até ficarem tenros. Desligue e reserve.

Escorra as batatas (eu guardo uma xícara dessa água pra fazer o molho, porque não gosto de desperdiçar água e porque esse líquido já vem com sal) e transfira pra uma forma untada com um pouco de azeite. Junte as rodelas de tomate e a cebola/alho/cogumelos refogados e misture com as mãos, tomando cuidado pra não quebrar as rodelas de batata. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino.

Dissolva a tahina com 2 cs de água (ou o líquido de cozimento das batatas) até ficar uma pasta cremosa. Junte mais água (ou mais líquido das batatas) aos pouquinhos, mexendo vigorosamente. A quantidade de líquido que você vai precisar depende do tipo de tahina utilizada, então é melhor se concentrar no produto final: o molho deve ter a consistência de um leite grosso. Você deve obter aproximadamente 1 xícara de molho de tahina (usei um pouco mais e 1 pouco mais liquido, assim nada peqou mesmo sem usar azeite no fundo). Despeje o molho de maneira uniforme sobre os legumes e leve ao forno até ficar dourado (como usei mais liquido não consegui tanto este efeito bonito, mas o sabor estava optimo!). Se seu forno tiver a função ‘grill’, seu gratinado ficará ainda mais dourado e saboroso.


Retire do forno e cubra com salsinha ou coentro picado. Rende 2-3 porções.

Cada porção (dependendo das batatas e da quantidade de tahina) ficará com cerca de 560 calorias, 42% DDR, 35% cálcio, 16 gr proteína.




Esta receita foi adaptada do blog Papacapim, que é absolutamente brutal, não só pelas receitas 100% vegan, mas também pelas fantásticas histórias e realidades lá partilhadas!

Sem comentários:

Enviar um comentário