-->

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Xixi e pupu no sitio certo! (falando de cachorros, claro!)


Quanto trazemos um pequenote para casa um dos primeiros problemas com que nos deparamos é conseguir dormir? ser confundidos constantemente com um osso de roer? (ah a outra coisa... ok) é tentar que eles façam as suas necessidades no sitio certo!

Antes de serem vacinados irem à rua está fora de questão, logo resta-nos arranjar um espaço em casa em que eles possam fazer os seus xixis e pupus! Uma boa opção é comprar toalhetas absorventes, à venda em praticamente todos os hipermercados! (procurar bem que os preços variam muito e se o caozinho ficar bem ensinado numa fase inicial vão precisar de muitas, eu optei por mandar vir da Tienda Animal)

O que nós fizemos com a Loki foi forrar basicamente toda a cozinha (área em que ela ficava inicialmente quando não estávamos em casa - como assim ficava? ainda nem duas semanas passara ... pois pois pois, outra história!) com toalhetes, sendo praticamente impossível ela não acertar com as suas coisinhas no sitio certo!

Sempre que ela acerta recompensamos, não com petiscos porque ela veio mal da barriguinha, mas com mega mimo! Então sempre que ela acerta eu baixo-me abro os braços (como se fosse dar um abraço) e digo que ela é linda (assim como os velhotes quando vêem um bebé! :p), ela ADORA este mimo e vem logo "abraçar-me" de volta! 

Quando ela faz no sitio errado nós ignoramos esse comportamento e simplesmente limpamos! neste momento o grau de eficácia dela ronda ultrapassa os 90%! Mesmo quando está noutra divisão, levamos uma toalheta para lá e ela vai fazer ao sitio certo! (com o tempo vamos deixar de levar, mas por enquanto ela ainda é muito pequena e o controlo sobre o xixi ainda não é perfeito, por isso ajudamos a que acerte!) E já sabe que aquilo é a atitude que apreciamos porque mal acaba de fazer corre para nós para festejar!

Por isso o truque é descobrir o que motiva o cachorro, para uns será um petisco, para outros uma brincadeira que adoram, um boneco ou então como a Loki um mega mimo! :p 

Mostrar-lhe que sempre que tem a atitude correcta (mesmo quando ainda não sabe que é!) recebe aquela coisinha que tanto gosta e depois de algumas vezes ele faz a ligação entre a toalheta e a recompensa. Quando ele faz no sitio errado o simples facto de não ser recompensado diz-lhe que fazer ali é mau! Mal perceba esta diferença ele vai optar pela situação que lhe dá aquilo que ele gosta em detrimento da que não acontece nada! E assim ainda escusamos de nos estar a chatear logo com eles mal chegam a casa por algo que eles nem sequer percebem bem (até ali fazer xixi em qualquer lado não tinha problema!), além disso um cão mais sensível pode ficar com medo de fazer as necessidades ao pé dos donos o que vai tornar impossível ensiná-lo!

Boas veganices! (e cachorrices!)

Sem comentários:

Enviar um comentário