-->

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Rota Vicentina (trilho dos pescadores)


Depois de uma espera impaciente aconteceu finalmente... Aventura na Rota Vicentina!



Fizemos o trilho dos pescadores, que nos pareceu mais interessante e também um pouco mais técnico, e que se divide em 4 etapas.

"Sempre junto ao mar, seguindo os caminhos usados pelos locais para acesso às praias e pesqueiros.
Trata-se de um single track percorrível apenas a pé, ao longo das falésias, com muita areia e por isso mais exigente do ponto de vista físico.

Um desafio ao contacto permanente com o vento do mar, à rudeza da paisagem costeira e à presença de uma natureza selvagem e persistente."


1º dia
Trajecto: Porto Covo -> Vila Nova de Mil Fontes
Distancia: 20 km
Grau de dificuldade: difícil

2º dia
Trajecto: Vila Nova de Mil Fontes -> Almograve
Distancia: 15 km
Grau de dificuldade: algo difícil

3º dia
Trajecto: Almograve -> Zambujeira do Mar
Distancia: 22 km
Grau de dificuldade: algo difícil

4º dia
Trajecto: Zambujeira do Mar -> Odeceixe
Distancia: 18 km
Grau de dificuldade: algo difícil


Foram 4 dias inesquecíveis, com cerca de 75 km caminhados (somado de mais alguns à conta de alguns erros :p)!

Uma coisa que não pudemos deixar de reparar foi a ausência de portugueses no trilho, o que nos deixou um pouco surpreendidos! Ora se até 2 casais americanos encontrámos (não se conheciam!), que atravessaram um oceano propositadamente para fazer este trilho... Como é possível não termos encontrado um único português! Mesmo num dos alojamentos, falaram inglês connosco porque recebiam mais caminhantes estrangeiros que portugueses!

Acho que não temos muito essa cultura de por uma mala às costas e descobrir o que é nosso, mas cada vez vejo mais grupos de caminhantes! Por isso estou esperançosa :D


Durante esta semana vou fazer pequenos relatos de cada um dos dias (e também vou actualizando este post com os links), que espero possam ajudar o planeamento de quem tiver a pensar fazer também esta aventura! E claro ajudar vegans que possam achar que alimentar-se durante esta aventura possa ser complicado! (não é! e fica muitoooo barato :p)

Sem comentários:

Enviar um comentário