-->

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Rota Vicentina (trilho dos pescadores) - Dia 4

O dia começou com uma grande papa de aveia com banana! :) É a beleza de um alojamento com acesso às zonas comuns!

Neste dia íamos menos carregados, porque no Ahoy Porto Covo Hostel nos disseram que em Azenha do Mar, a que chegaríamos mesmo à hora de almoço, iríamos encontrar um restaurante muito jeitoso em que os caminhantes costumam parar para comer. Isto pareceu uma óptima ideia, ainda mais sendo o ultimo dia! Também fomos alertados que fechava 1 dia por semana, mas que não sabiam qual. Achamos que era muito azar ser naquele dia, por isso apesar de termos levado comida (sempre prevenidos!), levámos menos fruta e fomos mais leves.

O trilho por sua vez começou com alguma dificuldade extra porque obras e estradas fechadas dominavam a vista! Mas após alguma confusão e busca, conseguimos encontrar o trilho!

Dica: mal saiam de Zambujeira do Mar, na subida em alcatrão, mantenham-se no lado direito da estrada e não cedam à tentação de utilizar o passadiço ;) (a utilização do mesmo implica voltar para trás, saltar o corrimão ou passar por baixo!!! Claro que optei passar por baixo, vantagens de não ser uma "Leca" inteira :p)

A chegada a Azenha foi um pouco desoladora, com as casas em muito mau estado... Mas íamos atentos em busca do tal restaurante... fácil - Restaurante Azenhas do Mar :) não engana! O que também não engana é que estava fechado, aiiiiii (para referencia futura o restaurante fecha à quarta-feira!).

Acabámos por comer um pouco mais à frente, nuns bancos com vista para o porto. Se fosse hoje penso que não teríamos comido aí, teve vantagem de ter um caixote de lixo e por isso conseguimos esvaziar ainda mais a mala, mas o trilho a seguir é uma subida que de barriguinha cheia não apetece nada! (imagino se tivéssemos ido ao restaurante!)



Sobre este dia... o que dizer... o melhoooor!!!! Apanhámos passagem de riachos, pequenas cascatas, terrenos lamacentos, molhámos os pés... enfim o que se pode pedir mais?

Nada! Bem na verdade não se devia pedir mais nada, mas mesmo sem pedir o caminho oferece!
De repente à nossa frente, do topo da falésia vemos lá em baixo a praia de Odeceixe, linda! Chega aquela sensação de estamos quase lá! Mas depois começam as contas de cabeça... não pode ser ainda é muito cedo... depois começam as questões praticas... Odeceixe é do outro lado do rio, como chegamos lá?


Vamos seguindo o caminho, descendo até ao rio, neste ponto estamos a uns 200m de Odeceixe (medida é completamente aleatória mas só para mostrar que estamos mesmo ali ao lado :)), mas com o rio pelo meio! O rio tão tranquilo, vê-se o fundo de areia... se ao menos as malas fossem impermeáveis, se ao menos tivéssemos uma coisa qualquer para as por em cima e irmos empurrando... se... se... mas como nenhum "se" se realizou...

Caminhámos antes 4 km em puro alcatrão! (blhaaaaaaa) No final destes 4 km, pela primeira e única vez na caminhada, sentia mesmo dores nos pés! 



Chegar a Odeceixe foi óptimo e mal imaginávamos nós as surpresas que tínhamos à nossa espera!

Ficámos alojados na Casa Morais! Pelo que percebi é a casa de um casal mais entradote (e muito simpático) que aluga os quartos do primeiro andar. Ficámos a pensar que velhotes amorosos, devem viver de arrendar os seus quartinhos (tem naperons e rendas na cabeceira da cama, uma fofuxice, mesmo como ficar em casa dos avós!)! No dia a seguir quando fomos embora e a senhora nos dá o cartão percebemos que até vivendas com piscina tem para alugar! :p (somos muito inocentes!)

Depois do banho (e de o Droski ter ido em urgência comprar um penso melhor para a tal bolha...), fomos em busca de uma mercearia!





Claro que não aceitava pagamentos com multibanco :p, mas o ATM também não ficava longe! Melhor? Biscoitos vegan!!! Sim isso mesmo! O Droski escolheu uns biscoitos (lembrem-se que tínhamos levado menos comida, por isso já havia muita fominha) e eu por descarga de consciência fui também dar uma olhadela (sem qualquer fé de encontrar) e derrepente, leio uma vez, leio duas, peço ao Droski para ler... confirma-se! Biscoitos Vegan!!! E eram booooms!





De seguida ocupamos uma bela esplanada, sumo de laranja para o Droski, chá quentinho para mim (com os tais biscoitos :p) e ainda com o bónus da companhia super simpática do cãozinho do dono do café!

Pelo caminho de volta encontrámos um restaurante de comida mediterrânica e vegetariana (Chaparro Natura), ó que alegria! E na porta o aviso: reabrimos dia 12 de Novembro! Ahhhhh hoje é dia 11!!! Que nervos, que tristeza! 

Ida ao quarto, telefonemas para a famelga, decidir onde vamos comer... O Droski queria pizza (será que nunca se cansa? :)) eu estava mais inclinada para cozinha tradicional... Mas como arroz e salada posso comer sempre... Vamos lá à Pizza! (já a pensar no quão má era a pizza de Porto Covo! - Ver Papar fora: Pizzaria La Bella Vita (Porto Covo))

Só posso dizer, que boa escolha! Melhor massa de pizza que já comi na vida! O dono super simpático! E... o restaurante tinha jogos de tabuleiro!!! Ver - Papar fora: Pizzaria Central (Odeceixe)

Não podíamos ter pedido um melhor fim para a nossa aventura! A jogar jogos num sitio super simpático e comer bem mas bem! Sai de lá com tendência a rebolar!

Foi o fim de uma aventura de 4 dias, que soube a pouco e sabe tão bem quando as coisas acabam enquanto ainda sabem a pouco!



Aconselho mesmo muito, agarrem na melhor companhia que encontrarem (eu adoro a que levei! XD), ponham a mala às costas e partam à aventura! São 4 dias fantásticos de paz, aventura e muito muito riso!

Boas veganices!


(o que não é nada bom é a viagem de volta... ena tanta curva e contra curva que aquele autocarro dá! Uma menina foi a vomitar para sacos a viagem toda, outros quando parámos a meio saiam para apanhar ar com péssimo aspecto agarrados ao joelho, eu pela minha parte enjoei pela primeira vez  na vida(que viagem de inferno) e chegou um ponto que até o Droski já estava enjoado!)

Sem comentários:

Enviar um comentário