-->

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Trekking: Serra da Arrábida – Formosinho – Portinho da Arrábida



 Vai com uma semana de atraso, mas com a mudança de “casa” teve mesmo que ser J

Sábado passado foi dia de caminhada na Arrábida…

Mas antes disso, como descobrir percursos?

Tínhamos bem definido que queríamos fazer uma caminhada na Arrábida, mas os percursos marcados que encontrámos não nos estavam a cativar. Depois de alguma pesquisa encontrámos o Wikiloc, que basicamente funciona como uma base de dados em que os usuários gravam e partilham os percursos que fazem (além de trekking tens percursos de bicicleta e caminhadas com diversos graus de dificuldade, em ambiente urbano e claro na natureza!).

Investigando no Wikiloc escolhemos a caminhada que nos pareceu mais espectacular:

Dados do percurso

Nome: Serra da Arrábida – Formosinho – Portinho da Arrábida
Distancia: 20,46 km
Dificuldade: difícil
Tipo: Circular
Tempo estimado: cerca de 7h 30m
Trechos da descrição: “tem que se fazer alguma escalada”, “algumas partes do trilho são difíceis de passar devido à vegetação”, “é possível que nem sempre exista trilho”.

Perfeito certo? :D

Tudo isto foi melhorado pela chuva, que tornou as pedras mais aderentes e a lama mais fofinha :p (pura ironia!)


Depois de escolher o percurso foi instalar a aplicação nos nossos telemóveis - optámos pela versão paga, se não estou em erro são 5 euros/ano e acho que vale mesmo super a pena para quem gosta destas coisas. Gravar o mapa e a trilha em offline e toca à aventura!



Para quem já tiver habituado a estas andanças, aconselho muito mas muito mesmo este percurso.

Façam é na direcção sugerida, porque o caminho de volta é muito mais fácil e até sabe bem no final, dada a dificuldade do resto do percurso.


Então e o que levei para comer nesta aventura?

Facil! Bananas, maçãs, 1 lata de grão e 2 Empadas de Legumes que comprámos na Gourmet Light. O menino levou antes uma lata de baked beans e ainda levou um stock extra de pãozinho com paté de lentilhas. 

Depois foi só sentar no belo Portinho da Arrábida, sacar da colher, ups garfo, ups faca :D e PAPAR!!!


(todos sujos e felizes sentados no chão a comer de uma lata enquanto pessoas na sua roupinha domingueira comiam no restaurante ao nosso lado… não trocava de lugar como eles por nada! :D)


Nota importante: levem barras de energia para irem carregando o telemóvel, que a bateria não chega para o percurso todo, nós gastamos uma barra inteirinha e ainda passámos para a segunda! E pelo menos uma lanterna ou frontal também é boa ideia, caso se atrasem e tenham de fazer parte do regresso já de noite (sem luz seria quase impossível)!


Boas veganices! 





Sem comentários:

Enviar um comentário