-->

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Rota Vicentina (trilho dos pescadores) - Dia 2


Tínhamos decidido começar mais tarde neste dia e aproveitar para descansar, afinal a distancia era muito inferior (15 km) e havia o truque do barco!!!

Truque do barco? sim sim sim, outra das dicas que recebemos no Ahoy Porto Covo Hostel foi... atravessar o rio em Vila Nova de Milfontes de barco! Isto poupava uns 4 km do percurso!

Primeiro não nos pareceu nada boa ideia, afinal a lógica era caminhar, não apanhar transportes! Mas depois percebemos que o percurso a que iríamos escapar era basicamente em estrada e que o barquinho que nos levaria era um lindo moliceiro! 

Estava decidido, uma passeio de moliceiro é bem mais giro que 4 km de alcatrão! Vimos o horário dos barcos e pensamos apanhar por volta das 10h30!

Logo acordámos mais tarde, preparamos-nos com calma... pequeno almoço no quarto com restos de pão alentejano do jantar do dia anterior e bananas.

Todos contentes vamos fazer o check-out e aproveitamos para confirmar onde se apanham os barcos... hum... não estão a funcionar.. o k???? 

Pronto ideia por água abaixo! Não havia barco! Voltamos assim ao plano original de fazer todo o percurso a caminhar. Os 4 km na verdade não eram todos em estrada e o percurso fez-se bastante bem!

Fiquei com a ideia que o ideal seria fazer o caminho a pé, chegar ao outro lado até às 11h (ultimo barco da manhã), apanhar esse barco de volta para Vila Nova de Milfontes, almoçar por lá, ir à praia, piscina... e depois apanhar o barco das 14h (primeiro da tarde) para retomar o caminho! Assim fazem o caminho todo sem batotice, dão uma volta de barco e ainda relaxam um pouco em Vila Nova de Milfontes que é lindaaaaa!  Desta forma ainda devem chegar a Almograve por volta das 17h. (achei que o único ponto de interesse em Almograve era a bela praia, por isso não vale a pena chegar lá muitoooo cedo!)






Neste dia o percurso é muito simples e mais afastado das falésias, sendo talvez o dia menos interessante e rolante.

Mas mesmo assim o dia foi óptimo!










O almoço foi só fruta, uvas e bananas! Tão doces! Muito bom mesmo e deram-me energia mais que suficiente para o resto da aventura!











Chegamos cedo a Almograve e demos logo com a Pousada de Juventude, que fica mesmo no caminho! Primeira informação que nos deram: mandámos-lhe um email e tentar contacta-la porque estamos sem água quente! O quê???? Nauuuum! 

Mas como a simpatia das pessoas é o que faz a diferença nestas coisas a recepcionista ofereceu logo a casa de banho da copa (única com água quente) para tomarmos banho! Uipiiiiiiii, não é como água quente no quarto mas deu para o banho que tanto apetecia. :D

Depois do banho e já instalados estava na altura de descobrir Almograve... rapidamente percebemos que fizemos bem em ficar na Pousada (mesmo com o contratempo da água), porque Almograve é bastante pequeno e não tem muitas opções de alojamento e por falar nisso nem restauração! Escolher o restaurante foi muito fácil... porque foi basicamente o único que encontrámos! Restaurante o Lavrador - Papar fora: Restaurante o Lavrador (Almograve)! Fica mesmo ao lado da Pousada, o que também calhou muito bem porque a noite estava gelada!

Mas voltando mais atrás... antes de jantar fomos procurar uma mercearia para nos abastecermos para o dia seguinte, mais uma vez a senhora foi super simpática e garantiu-me que as laranjas estavam boas e sumarentas! (não sem eu a avisar que seria muito triste carregar as laranjas às costas para depois elas serem más! hihihi)


Depois de abastecidos fomos dar um passeio na praia de Almograve, que de facto é lindíssima e ainda molhámos os pés... claro que depois ficámos cheios de frio :p ...

... por isso toca a ir beber um chá bem quente na melhor pastelaria que encontrámos (Pastelaria e Cafetaria Estela D´Ouro)! O senhor foi muito fixolas e ainda nos reservou logo (sem pagarmos e sem nos conhecer de lado nenhum) um pão alentejano para levarmos para a caminhada no dia seguinte! 

Para os não vegan há um bolo de mel e canela que parece que é mesmo muito bom, o menino gostou tanto que no dia a seguir comprou mais 2 para levar para a caminhada.



Depois de jantar foi tempo de jogatana de UNO no quarto e cama! (o uno é um amigo sempre fiel nestas aventuras ;))


Boas veganices!

Sem comentários:

Enviar um comentário